Topo

Esse conteúdo é antigo

"O virus está vencendo', diz líder de combate ao coronavírus em São Paulo

Felipe Pereira

Do UOL, em São Paulo

19/05/2020 13h01

Coordenador do Centro de Contingência ao Coronavírus em São Paulo, Dimas Covas disse hoje que "o vírus está vencendo a guerra". A declaração foi feita no dia em que foi registrado o recorde de mortes em 24 horas e ocorreu durante entrevista coletiva Palácio dos Bandeirantes. Bastante preocupado, ele pediu para que as pessoas respeitem o isolamento social durante os feriados que foram antecipados no estado.

"Estamos perdendo essa batalha. O vírus está vencendo a guerra. Esses feriados, eu os vejo como dias de batalha, os dias mais importantes", disse antes de acrescentar. "Nesses dias, a população terá a oportunidade de fazer a sua parte. Os dias que se seguem são dias de luta, batalha intensa contra o vírus, e a população tem papel fundamental nessa batalha. Se ela mostrar que os índices podem aumentar a algo próximo a 60%, ela estará demonstrando que podemos vencer."

Nas últimas 24 horas, o estado que é epicentro da covid-19 no Brasil, registrou 324 mortes e ultrapassou a marca de 5 mil óbitos. De acordo com dados oficiais da Secretaria estadual de Saúde, são 5.174 vítimas fatais. Dimas Covas não citou o lockdown, mas disse que respeitar as medidas atuais vai impedir a implementação de ações mais duras por parte do governo estadual.

"É um esforço enorme nesse momento para que medidas mais duras não sejam necessárias", afirmou.

O secretário de Saúde de São Paulo, José Henrique Germann, também pediu a colaboração da população durante os feriados antecipados e afirmou que neste período é para ficar em casa e não para lazer.

"Não é um feriado de lazer, é um feriado em casa. Colaborar para que o isolamento se coloque em uma taxa que seja compatível com o que queremos", comentou.

O governo antecipou os feriados para atingir o isolamento social mínimo para que o sistema de saúde dê conta da demanda, que é de 55%. Mas existe a preocupação com moradores da Grande São Paulo viajarem para o interior e disseminarem o coronavírus.

A Baixada Santista é a segunda região que mais preocupa autoridades de saúde. O assunto foi discutido ontem, durante reunião de secretários estaduais com prefeitos. Ficou acertado que os municípios que desejarem, serão ajudados a manter turistas afastados podendo recorrer até a Polícia Militar.