PUBLICIDADE
Topo

Governador de Mato Grosso é diagnosticado com covid-19 e fica em isolamento

Mauro Mendes (DEM) fala durante evento  - Mauro Mendes/Facebook/Divulgação
Mauro Mendes (DEM) fala durante evento Imagem: Mauro Mendes/Facebook/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

04/06/2020 11h37

O governador do Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), foi diagnosticado com covid-19. O político usou sua conta oficial no Facebook para falar sobre o resultado positivo do exame e da contraprova.

Mendes afirma que está sem nenhum sintoma e que vai trabalhar de casa durante o período de isolamento.

"Bom dia a todos. Comunico aos mato-grossenses que passarei a trabalhar da minha residência, em razão de ter contaminado pelo coronavírus. Estou bem, sem nenhum sintoma. O resultado do exame saiu ontem e, de imediato, fizemos a contraprova, que também deu positivo", disse.

O governador também fez um apelo à população para que o isolamento social seja respeitado no estado.

"Reforço para toda a população aquilo que estamos falando desde o início. Adotem as medidas de higiene e de isolamento social. Se puder ficar em casa, fique. Se tiver que trabalhar, tome todos os cuidados sanitários, de distanciamento e use a máscara", afirmou.

Mendes é mais um governador a contrair a infecção causada pelo novo coronavírus. Os governadores de Alagoas, Espírito Santo, Pernambuco, Pará e Rio de Janeiro também foram infectados pelo vírus.

Governador não descarta fechar comércio

Mais cedo, pouco antes de confirmar seu diagnóstico positivo para a covid-19, Mendes havia falado sobre a evolução da pandemia no Mato Grosso. Apesar de não ter tomados medidas, como outros estados brasileiros, para determinar o fechamento do comércio, o governador não descarta recorrer à restrição caso os números do coronavírus aumentem.

"Em algum momento, se for necessário, vamos fechar, mas até lá vamos abrir leitos, abrir leitos e abrir leitos, porque é isso que a OMS (Organização Mundial de Saúde) fala", explicou em entrevista à CNN Brasil. Segundo o governador, a taxa de ocupação de leitos de UTI no estado é de 29%.

"Deixo claro que não sou contra (fechar o comércio), mas a paralisação tem que ser um remédio que tem que ser aplicado para conter a curva (de contaminação). E agora enquanto estamos crescendo ainda, estamos abrindo", afirmou Mendes, em referência a estados que ainda veem um aumento no número de casos, mas que estão reabrindo sua economia.

O Mato Grosso é o segundo estado do Brasil com menos mortes causadas pela covid-19, com 79 óbitos. A federação fica à frente apenas do vizinho Mato Grosso do Sul. O número pessoas contaminadas no estado governado por Mendes é de 3.029 pessoas.

Coronavírus