PUBLICIDADE
Topo

Coronavírus

"Covid-19 será a maior guerra da história do Brasil", diz Nicolelis

Do UOL, em São Paulo

05/06/2020 16h44

Para o médico e neurocientista Miguel Nicolelis, a falta de planejamento e de reações eficazes por parte do governo federal fará com que esse momento seja lembrado na história como um "grande fracasso". "A quantidade de erros é um caso histórico, vai haver uma descrição do grande fracasso do governo federal em lidar com sua maior crise sanitária", avaliou na edição de hoje do UOL Entrevista.

"No Brasil, a falta de preparação, a falta de uma mensagem coerente, unificada, que mostrasse a relevância da única ferramenta que temos, que é o isolamento social, a falta de medicação e vacina. Não levamos a sério desde janeiro, não ajudamos estados e municípios do ponto de vista de um governo unificado, não criamos testagem eficiente em todo Brasil, não criamos equipamentos necessário e não tiramos vantagem do sistema de saúde, dos agentes de saúde que deveriam ser a primeira linha de defesa", avalia.

Segundo ele, o combate à pandemia não pode se pautar apenas pela linha hospitalar, uma vez que não há rede pública no mundo que dê conta da capacidade de reprodução do novo coronavírus.

Eu ouso dizer que esse evento vai entrar como a maior guerra da história do Brasil porque é uma guerra biológica e as pessoas não se deram conta disso. Nós somos invadidos pela costa e agora o vírus chega ao interior do Brasil. É um cenário de guerra: se você olha para os mapas, é o cenário de uma invasão. E nós não levamos à sério, não criamos um Estado maior, não criamos uma estratégia para vencer, apara atacar o vírus, ficamos na defensiva o tempo inteiro.

*Texto de Carolina Marins. Produção de Diego Henrique de Carvalho

Coronavírus