Ibaneis Rocha declara estado de calamidade no DF em decorrência da covid-19
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), declarou estado de calamidade pública no Distrito Federal em decorrência do avanço da covid-19. A medida foi publicada no Diário Oficial de hoje.
Diferentemente do estado de emergência, que é decretado e reconhecido quando o estado, distrito ou município corre o risco de não conseguir dar conta da crise, o estado de calamidade pública é caracterizado quando essa situação já está ocorrendo.
Porém, para entrar em vigor é necessário o reconhecimento da União. A partir deste aval, o Distrito Federal poderá contar com liberação de recursos do governo federal e prorrogar o pagamento de empréstimos feitos junto a ele, entre outras medidas.
O decreto assinado por Ibaneis Rocha ainda estabelece que o estado de calamidade pública irá durar enquanto os efeitos da pandemia persistirem.
Diversos estados brasileiros já tiveram o estado de calamidade pública reconhecida pela União por conta do avanço do novo coronavírus.
De acordo com dados da secretaria local, o Distrito Federal tem 44.905 casos confirmados de covid-19, com 548 óbitos registrados.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.