PUBLICIDADE
Topo

Brasil passa de 60 mil mortos por coronavírus, aponta consórcio de imprensa

Brasil ultrapassou hoje 60 mil mortes pelo novo coronavírus, com 538 óbitos confirmados desde as 20h de ontem - SAULO ANGELO/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Brasil ultrapassou hoje 60 mil mortes pelo novo coronavírus, com 538 óbitos confirmados desde as 20h de ontem Imagem: SAULO ANGELO/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

01/07/2020 13h04

O Brasil ultrapassou hoje 60 mil mortes pelo novo coronavírus, com 538 óbitos e 18.428 casos confirmados desde as 20h de ontem. Na contagem desde o início da pandemia, o país atingiu total de 60.194 mortes e 1.426.913 infectados pela doença. Os números são do levantamento de um consórcio de veículos de imprensa do qual o UOL faz parte a partir de dados das secretarias estaduais de saúde. Eles foram atualizados às 13h.

Desde às 20h de ontem, quando o consórcio publicou um balanço com os dados mais atualizados das secretarias estaduais naquele momento, nove estados divulgaram novos dados: Ceará, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Roraima e São Paulo.

Dentre eles, São Paulo é o que registrou a maior evolução em número de mortes e casos: 267 e 8.555, respectivamente. Ao todo, o estado registra 15.030 óbitos e 289.935 casos.

Veículos se unem em prol da informação

Em resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro (sem partido) de restringir o acesso a dados sobre a pandemia de Covid-19, os veículos de comunicação UOL, O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo, O Globo, G1 e Extra formaram um consórcio para trabalhar de forma colaborativa e assim buscar as informações necessárias diretamente nas secretarias estaduais de Saúde das 27 unidades da Federação.

O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, deveria ser a fonte natural desses números, mas atitudes recentes de autoridades e do próprio presidente colocam em dúvida a disponibilidade dos dados e sua precisão.

Coronavírus