Idade média dos casos de covid-19 na Itália cai para 43 anos
O Instituto Superior de Saúde, órgão ligado ao governo italiano, informou que a idade média das pessoas que contraem o novo coronavírus (Sars-CoV-2) caiu para 43 anos — bem diferente do início da pandemia, quando a maior quantidade de casos era registrada em pessoas acima dos 60 anos.
Segundo um relatório apresentado, 61% das 5.569 infecções entre 20 de junho e 20 de julho ocorreram em pessoas com menos de 50 anos. Para se ter uma ideia, no período analisado, 50,2% dos infectados tinham entre 19 e 50 anos e 10,8% tinham menos de 18 anos. Já 22,8% dos contaminados estavam na faixa etária dos 51 a 70 anos e só 16,2% tinham mais de 70 anos.
Outra inversão importante constatada é que a covid-19 está avançando mais entre homens: eles representaram 53% dos positivos para o Sars-CoV-2. No início da pandemia, o índice não passava dos 46%.
A mudança ocorre em um momento em que a economia da Itália é reaberta e, portanto, que mais pessoas começam a sair para trabalhar e para a diversão.
Apesar da queda da idade nos contágios, o país vem conseguindo controlar a curva de contágios de maneira eficiente.
Já no caso dos óbitos, o instituto não divulgou uma análise atualizada com o perfil das vítimas.
O último relatório foi publicado no dia 9 de julho e mostra que a idade média das pessoas que faleceram está em 80 anos. Naquele dia, o órgão apontava que "a idade média dos pacientes mortos, com teste positivo para o Sars-CoV-2, é 20 anos mais alta do que a dos pacientes que tiveram a infecção".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.