Topo

Esse conteúdo é antigo

Com 32.912 mortes, julho teve mais de um terço dos 92 mil óbitos por covid

Enterro de vítima da infecção provocada pelo novo coronavírus  - JORGE HELY/ESTADÃO CONTEÚDO
Enterro de vítima da infecção provocada pelo novo coronavírus Imagem: JORGE HELY/ESTADÃO CONTEÚDO

Allan Simon

Colaboração para o UOL, em São Paulo

31/07/2020 18h34Atualizada em 31/07/2020 21h25

Resumo da notícia

  • Mais de um terço das mortes por covid-19 no país ocorreram no mês de julho
  • Mês também registrou quase o mesmo número de infecções do que o observado entre o início da pandemia e o final de junho
  • Brasil teve, em média, 1.026 registros de mortes por dia na última semana

Ao longo do mês de julho, 32.912 óbitos em decorrência da covid-19 foram registrados no país, informa levantamento do consórcio de veículos de imprensa do qual o UOL faz parte. O número é mais do que um terço do total de 92.568 vítimas oficiais da infecção pelo novo coronavírus registradas no Brasil desde o início da pandemia.

É um resultado superior ao observado em junho, em que 30.215 óbitos foram confirmados. Entre ontem e hoje, as secretarias estaduais de saúde, que embasam o levantamento feito pelo consórcio, passaram a contabilizar 1.191 novos registros de mortes.

O número de novos casos reportados nas últimas 24 horas, segundo o grupo de veículos, foi de 52.509, o que eleva o total de infectados a 2.666.298. Em julho, foram 1.257.813 novos casos. Do começo da pandemia até o dia 30 de junho, 1.408.485 diagnósticos foram realizados.

A média móvel indica que o Brasil teve 1.026 registros de mortes por dia na última semana. O consórcio de imprensa passou recentemente a divulgar esse dado, que calcula a média de óbitos observada nos últimos sete dias. Essa operação é a mais adequada para acompanhar a tendência das estatísticas, por equilibrar as variações abruptas dos números ao longo da semana.

8 estados em aceleração, 10 em queda

Com base no levantamento do consórcio, subiu para 8 o número de estados em aceleração na média móvel de mortes ao passo que caiu para 10 o número de estados em queda. Entre as regiões, Norte (-36%) e Nordeste (-21%) mantiveram redução e Centro-Oeste (+17%) e Sul (+28%) viram crescimento na variação dos últimos 14 dias.

Veja a oscilação nos estados:

  • Aceleração: AC, GO, MS, RJ, RR, RS, SC e TO
  • Estabilidade: BA, DF, MG, MT, PE, PR, RO, SE e SP
  • Queda: AL, AM, AP, CE, ES, MA, PA, PB, PI e RN

Governo registrou 1.212 novas mortes em 24 h

O balanço do Ministério da Saúde divulgado hoje informou que foram contabilizadas, nas últimas 24 horas, 1.212 novos registros de mortes provocadas pela covid-19 em todo o Brasil. O número total de vítimas da infecção causada pelo novo coronavírus chegou a 92.475.

Também foram acrescentados às contas de ontem para hoje 52.383 novos diagnósticos positivos da doença. O número de infectados desde o começo da pandemia no país está em 2.662.485 nos registros do governo federal. O índice não indica que as infecções ocorreram no período, mas, sim, quando passaram a constar nos balanços oficiais.

A pasta ainda afirmou que o Brasil tem 725.959 pacientes em acompanhamento atualmente, e que outros 1.844.051 casos são considerados como recuperados.

Cada pessoa com covid-19 infectou outras três no Brasil

Uma pesquisa divulgada hoje pela revista "Nature Human Behavior", aponta que cada pessoa infectada pelo coronavírus no Brasil transmitiu a covid-19 para, em média, outros três indivíduos entre fevereiro e maio.

O índice no Brasil ficou acima do registrado em outros países da Europa fortemente atingidos pela pandemia, como Espanha, Reino Unido (ambos com 2,6), França e Itália (2,5 cada), indicou o estudo.

Veículos se unem em prol da informação

Em resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro (sem partido) de restringir o acesso a dados sobre a pandemia de covid-19, os veículos de comunicação UOL, O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo, O Globo, G1 e Extra formaram um consórcio para trabalhar de forma colaborativa e assim buscar as informações necessárias diretamente nas secretarias estaduais de Saúde das 27 unidades da Federação.

O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, deveria ser a fonte natural desses números, mas atitudes recentes de autoridades e do próprio presidente colocam em dúvida a disponibilidade dos dados e sua precisão.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Ao contrário do que informava versão inicial deste texto, reproduzido na Home do UOL, mais de um terço dos óbitos registrados no país em decorrência da covid-19 ocorreram em julho. A informação foi corrigida.