Topo

Esse conteúdo é antigo

Covid: Mundo tem 24 mi de casos; metade nos EUA, Brasil e Índia, diz estudo

20/05/2020 - Ala voltada para pacientes com coronavírus em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no hospital Gilberto Novaes, em Manaus (AM) - Michael Dantas/AFP
20/05/2020 - Ala voltada para pacientes com coronavírus em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no hospital Gilberto Novaes, em Manaus (AM) Imagem: Michael Dantas/AFP

Do UOL, em São Paulo

26/08/2020 17h38

O mundo contabiliza mais de 24 milhões de casos do novo coronavírus, informou hoje no final da tarde o estudo da universidade Johns Hopkins. Do total, Estados Unidos (5,8 milhões), Brasil (3,6 milhões) e Índia (3,2 milhões) têm mais da metade das infecções.

Segundo os dados mais recentes do levantamento, o mundo já teve 821.654 mortes em decorrência da covid-19. O dado mais recente do Ministério da Saúde indica mais de 116 mil óbitos no Brasil.

Mesmo com os números impressionantes, a pandemia desacelera na maioria das regiões do mundo, sobretudo no continente americano, onde a doença estabeleceu seu epicentro há meses, embora os repiques na Europa multipliquem as preocupações com a falta de uma vacina.

Na semana entre 17 e 23 de agosto foram registrados mais de 1,7 milhão de novos casos de covid-19 e 39.000 mortes, o que representa uma queda de 5% nos contágios e de 12% dos óbitos com relação aos sete dias anteriores.

O continente americano, onde o novo coronavírus tem seu epicentro desde maio, particularmente na América Latina, é a região onde a pandemia teve a maior desaceleração, com uma queda de 11% nos novos casos e de 17% nos óbitos.

Nesta região, a covid-19 causou até agora 261.180 mortes e 6,7 milhões de contágios, as cifras mais elevadas do planeta.

Bolsonaro volta a exaltar ação na pandemia

No momento em que o País registra mais de 115 mil óbitos decorrentes da covid-19, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a dizer hoje que o Brasil foi um dos que melhor enfrentaram a pandemia do novo coronavírus no mundo.

Bolsonaro também parabenizou o governador Romeu Zema (Novo) pela atuação em Minas Gerais na pandemia, estado que ultrapassa 200 mil casos da doença e quase 5 mil mortes.

"Nós sabemos que o vírus mata. Lamentamos as mortes, não só essas como todas as mortes. Todo mundo aqui já teve um parente ou amigo que se perdeu. E nós lamentamos isso daí, mas devemos enfrentar, não podemos simplesmente ficar em casa a vida toda", disse Bolsonaro durante um evento em Minas Gerais.