Última cidade sem covid rebate governo e diz que não tem casos
A Secretaria Municipal de Saúde de Santa Mercedes, no extremo oeste paulista, rebateu hoje a informação de que a cidade teria um caso confirmado de covid-19, conforme divulgado no boletim do governo do estado ontem (30). Santa Mercedes era, até então, a única cidade do estado sem casos confirmados da doença causada pelo novo coronavírus.
Ao UOL, a Secretaria Estadual de Saúde afirmou que a diferença está sendo investigada.
"Após ser checado todas as informações com segurança, presteza e veracidade dos fatos, conclui-se, por mais uma vez que o indivíduo em algum momento teve residência em Santa Mercedes, e que não atualizou o Cartão SUS em seu endereço atual. Portanto seguimos com casos 0 COVID", afirmou a secretaria municipal, por meio de nota divulgada no Facebook.
De acordo com a secretaria estadual, os números divulgados na plataforma Seade, com informações sobre covid no estado, são alimentados pelas vigilâncias sanitárias municipais e, após investigação, pode-se descobrir que o paciente investigado morava em outra cidade. "As vigilâncias do estado e do município estão conversando, fechando e investigando o caso. Se for detectado que residia em outro município ou Estado, será corrigido", afirmou a assessoria da Secretaria Estadual da Saúde ao UOL.
Ao UOL, a secretaria de Santa Mercedes referendou, no começo da noite desta segunda, que o cidadão identificado pelo estado como caso de Santa Mercedes, na verdade, já havia se mudado e não está mais no município. Segundo o órgão, ele só não havia atualizado o cadastro no SUS.
No site do governo estadual com os dados sobre a covid-19, até o começo da noite de segunda, ainda consta que há casos nos 645 municípios de São Paulo, mesmo depois da atualização dos números de casos e mortes por causa da doença. Em todo o estado, 804.342 pessoas foram infectadas e 30.014 morreram.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.