Diretora da OMS acredita que coronavírus terá uma ou duas vacinas eficazes
Diretora-assistente da OMS (Organização Mundial da Saúde), Mariangela Batista Galvão Simão disse hoje acreditar que a pandemia de coronavírus terá "uma ou duas" vacinas seguras e eficazes à disposição para a população.
Ela, no entanto, acredita que "vai demorar" até que seja possível imunizar toda a população e, por isso, defendeu a proposta da OMS de que países comecem a distribuir a vacina entre grupos prioritários, como profissionais de saúde, pessoas que trabalham em serviços essenciais e idosos.
"A expectativa é de que vamos ter uma ou duas vacinas disponíveis que sejam seguras e eficazes. Mas no primeiro ano de todo produto a produção é menor. Então, até que se possa vacinar o mundo todo vai demorar", disse, à CNN. A proposta da OMS é que, uma vez que a vacina esteja disponível, que seja utilizada primeiro em algumas populações, como profissionais de saúde, de serviços essenciais e pessoas que têm maior risco de adoecer".
Mariangela Batista Galvão Simão falou, ainda, sobre os esforços da OMS pela distribuição igualitária da vacina entre países ricos e pobres.
"A história mostra que em situações anteriores, como o surto de H1N1, a vacina chegou primeiro aos países ricos e, quando chegou aos países em desenvolvimento, a pandemia já tinha acabado", disse. "A OMS vem trabalhando desde maio com uma proposta para que todos os países façam parte de uma espécie de consórcio internacional, um pacto para que, uma vez que tenha uma vacina segura e eficaz, que essa ela possa estar disponível ao mesmo tempo para todos os países".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.