Topo

Esse conteúdo é antigo

Biden cita combate à covid como prioridade, mas diz que vacina deve demorar

Joe Biden e Kamala Harris - Drew Angerer/Getty Images/AFP
Joe Biden e Kamala Harris Imagem: Drew Angerer/Getty Images/AFP

Do UOL, em São Paulo

09/11/2020 14h36Atualizada em 09/11/2020 16h49

O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou hoje que o combate à pandemia do coronavírus será sua prioridade no processo de transição, mas reconheceu que a disponibilização de uma vacina contra a covid-19 ainda deverá demorar meses para estar disponível a toda população.

"Logo o FDA [órgão equivalente à Anvisa nos EUA] vai começar um processo rigoroso de revisões e aprovações, e o processo precisa estar baseado na ciência e ser totalmente transparente para que os americanos possam ter a confiança de que qualquer vacina aprovada é segura e eficaz", afirmou Biden em discurso na tarde de hoje.

"Ao mesmo tempo, é claro que uma vacina, mesmo que aprovada, não estará disponível a todos nos meses seguintes", acrescentou.

Mais cedo, a farmacêutica Pfizer anunciou que sua vacina experimental contra a covid-19, desenvolvida em parceria com o laboratório BioNTech, mostrou ser 90% eficaz na prevenção da doença com base em dados iniciais de um estudo amplo.

O democrata comentou o assunto e disse que essa era uma "boa notícia" e que vai trabalhar —quando assumir a presidência— para que a vacina possa ser distribuída gratuitamente à população americana.

No discurso, feito em um centro de convenções em Wilmington, Delaware, Biden disse que criou um comitê de transição para ajudar na elaboração de planos para enfrentar a pandemia no país. O presidente eleito afirmou que pretende aumentar a oferta de testes rápido, rastrear casos e, no início, priorizar a vacina para quem mais precisa.

"Estamos prontos para direcionar nossos esforços para as pessoas que mais precisam. O trabalho começa hoje. Começa conosco fazendo tudo o que é possível para controlar a covid-19 e podermos reabrir negócios de forma segura e sustentável, continuar nossas vidas e virar a página da pandemia", declarou.

Biden pede para população usar máscara

O democrata também fez um apelo para que a população use máscara em locais públicos, tema que divide os americanos. O presidente Donald Trump raramente é visto usando máscara, mesmo em eventos públicos após ter contraído a covid-19.

"Não importa em quem você votou ou quem você apoiou. Não importa seu partido ou ponto de vista. Nós podemos salvar milhares de vidas se todo mundo usar máscara pelos próximos meses", afirmou.

"Não será para sempre [o uso de máscara], mas é assim que vamos reerguer nosso país e nossa economia. Então nós poderemos celebrar aniversários e feriados juntos, ir a eventos esportivos e retomar as vidas que compartilhávamos antes da pandemia. Temos de fazer isso juntos", declarou Biden.

"Não medirei esforços para reverter essa pandemia"

Mais tarde, já nas redes sociais, Biden voltou a falar sobre o conselho criado por sua equipe e disse que ele atuará na base da "ciência, compaixão, empatia e cuidado com cada americano".

"Hoje, nomeei um conselho de transição sobre covid-19, composto por renomados especialistas em saúde pública, para ajudar nossa equipe de transição a traduzir o plano Biden-Harris covid-19 em um projeto que possamos implementar assim que Kamala Harris [vice-presidente eleita] e eu formos empossados no cargo", afirmou.

"Meu conselho irá aconselhar sobre planos detalhados construídos sobre a base da ciência e que mantêm compaixão, empatia e cuidado por cada americano em seu núcleo", prosseguiu.

O presidente eleito considera o desafio imenso e com necessidade de ações ousadas. "O desafio diante de nós agora ainda é imenso e crescente, assim como a necessidade de ações ousadas para combater esta pandemia. Não medirei esforços para reverter essa pandemia", concluiu.