Topo

Esse conteúdo é antigo

Chefe da UE diz que vacinação na Europa pode começar já em dezembro

iStock
Imagem: iStock

Do UOL, em São Paulo

25/11/2020 08h59

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou hoje que os primeiros cidadãos europeus poderão ser vacinados contra a covid-19 antes do fim de dezembro.

Em discurso no Parlamento Europeus, Leyen declarou que a proximidade de uma vacina traz "uma luz no fim do túnel" diante da crise causada pela pandemia.

"Até o momento, a Comissão Europeia firmou contratos com seis companhias [para compra de vacinas]. Os primeiros cidadãos europeus poderão já estar vacinados antes do fim de dezembro. Finalmente há uma luz no fim do túnel", afirmou.

Apesar do tom otimista, Leyen disse que os governos dos 27 países que formam a União Europeia precisam se preparar para receberem essas vacinas e disponibilizá-las para a população.

"Vacinas são importantes, mas o que conta de verdade são as pessoas vacinadas. Os países membros devem se preparar já. Estamos falando de milhões de seringas, cadeias de distribuições, centros de vacinação, treinamento de profissionais, entre outras coisas", declarou.

"Resumindo, os países membros precisam preparar a logística para o eventual desenvolvimento de centenas de milhões de doses, porque esse é o nosso bilhete de saída da pandemia", completou.