Topo

Esse conteúdo é antigo

Secretário diz que todas as regiões de SP têm crescimento de casos de covid

Secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marco Vinholi - Reprodução/TV Globo
Secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marco Vinholi Imagem: Reprodução/TV Globo

Do UOL, em São Paulo

16/12/2020 08h39

O secretário de Desenvolvimento Regional de São Paulo, Marco Vinholi, disse hoje que todas as regiões do estado registram crescimento do número de casos de coronavírus e pediu para que a população respeite as medidas de restrição, especialmente com a chegada das festas de fim de ano.

"Crescimento tem se dado da ordem de 4% por semana de casos, 5% de internações e 9% de óbitos. Se a gente seguir esse trilho, vamos continuar com crescimento ao longo desse mês de janeiro", explicou em entrevista ao Bom Dia São Paulo, da TV Globo.

De acordo com dados divulgados ontem, São Paulo registra 44.282 óbitos e 1.341.428 casos confirmados do novo coronavírus.

Sociedade tem que compreender: o vírus aumenta quando tem um maior contato social. Festas de fim de ano podem ter aglomerações e, com isso, gerar fatalidades para pessoas do nosso estado, e isso que nós não queremos Marco Vinholi

Segundo Vinholi, o governo paulista monitora a situação e está aumentando o número de leitos hospitalares para garantir que ninguém fique sem atendimento médico.

Ele destacou que na Grande São Paulo a taxa de ocupação de leitos é de 66% e que a população mais jovem está sendo contaminada pelo vírus.

"Para que a gente possa suportar dentro do nosso sistema público de saúde esse período é fundamental uso de máscara e isolamento social", ressaltou.

De acordo com o governo paulista, entre março e novembro, a faixa etária com maior demanda por leitos se dava entre 55 e 75 anos. Nas últimas três semanas, caiu a faixa entre 30 e 50 anos. Pessoas de 20 a 39 anos representam 40% das internações e 3,6% dos óbitos.

Na semana passada, o governo de São Paulo anunciou a proibição da venda de bebidas alcoólicas em restaurantes e conveniências após as 20h e decidiu limitar o horário de funcionamento dos bares justamente em meio ao aumento das internações entre os mais jovens. Na última segunda-feira (14), no entanto, o TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) suspendeu, em decisão liminar, parte do decreto.

O secretário ressaltou que mesmo com a vacinação, prevista para começar em São Paulo em 25 de janeiro, as regras de distanciamento social ainda precisarão ser seguidas porque levará tempo para que toda a população seja vacinada. A data de início, no entanto, ainda depende da aprovação da vacina CoronaVac pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou no último dia 7 que o PEI (Plano Estadual de Imunização) contra a covid-19 começará pelos profissionais da saúde e pessoas acima de 60 anos.