Topo

Esse conteúdo é antigo

Governo de SP confirma dois casos de variante do novo coronavírus

Governo de São Paulo confirma os dois primeiros casos no Brasil da variante do novo coronavírus vinda do Reino Unido - iStock
Governo de São Paulo confirma os dois primeiros casos no Brasil da variante do novo coronavírus vinda do Reino Unido Imagem: iStock

Douglas Porto

Do UOL, em São Paulo

04/01/2021 15h14Atualizada em 05/01/2021 14h51

A Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo confirmou hoje os dois primeiros casos no Brasil da variante "B.1.1.7" do novo coronavírus identificada inicialmente no Reino Unido.

A confirmação vem após o sequenciamento genético realizado pelo Instituto Adolfo Lutz de amostras encaminhadas pelo laboratório privado Dasa no último sábado (2).

Uma das pessoas infectadas é uma mulher de 25 anos, residente de São Paulo, que foi contaminada após ter contato com dois viajantes que estavam em território britânico. Em 20 de dezembro começou a apresentar sintomas de dor de cabeça, dor de garganta, tosse, mal-estar e perda de paladar. Ela realizou o teste PCR para confirmação da covid-19 no dia 22.

O outro infectado é um homem de 34 anos. A Vigilância Epidemiológica do estado ainda está investigando o histórico do caso, bem como seu lugar de moradia e sintomas.

Segundo estudos da London School de Higiene e Medicina Tropical, essa variante pode ser de 50% a 74% mais transmissível que suas antecessoras. Existem suspeitas de que ela seja responsável pelo aumento de casos no sudeste da Inglaterra identificados nas últimas semanas.