Topo

Esse conteúdo é antigo

Maia, Fux, Pazuello: autoridades lamentam 200 mil mortes por covid-19

Enterro de vítima da covid-19 no cemitério Nossa Senhora Aparecida, em Manaus (AM), em 28 de outubro - Edmar Barros/Futura Press/Estadão Conteúdo
Enterro de vítima da covid-19 no cemitério Nossa Senhora Aparecida, em Manaus (AM), em 28 de outubro Imagem: Edmar Barros/Futura Press/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

07/01/2021 21h04Atualizada em 07/01/2021 21h59

No dia em que o Brasil ultrapassou o marco de 200 mil pessoas mortas pela covid-19 desde o início da pandemia, autoridades prestaram solidariedade às famílias das vítimas. Entre elas, o ministro Eduardo Pazuello, que falou em "sonhos interrompidos" durante coletiva do Ministério da Saúde.

Brasileiros tiveram seus sonhos interrompidos por causa dessa doença. Em nome do presidente [Jair] Bolsonaro, quero me solidarizar com as famílias que perderam seus entes queridos."
Eduardo Pazuello

O presidente, por sua vez, usou sua live semanal para lamentar os óbitos e sugerir que nem todas realmente foram causadas pela doença.

A gente lamenta hoje, que estamos batendo as 200 mil mortes. Muitas dessas mortes com covid, outras de covid, não temos uma linha de corte no tocante a isso daí. Mas a vida continua, a gente lamenta profundamente."
Jair Bolsonaro

Nas redes sociais, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, fez referência aos anúncios feitos hoje pelo governo de São Paulo sobre a CoronaVac: a de que o imunizante desenvolvido pelo Instituto Butantan tem 78% de eficácia e de que um contrato de compra foi, após contratempos entre o governo federal e o estado, assinado.

Duzentas mil mortes de brasileiros pela covid-19. Não são apenas números, são famílias que perderam seus entes queridos, presto aqui minha solidariedade. Nesta mesma data, um sopro de esperança veio de SP por meio da Coronavac."
Rodrigo Maia

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Luiz Fux, manifestou seu "profundo pesar" pelas mais de 200 mil mortes registradas no Brasil em decorrência da covid-19.

Em nome do Poder Judiciário brasileiro, me solidarizo com as famílias e amigos das vítimas desta pandemia que assola o país e o mundo. O Supremo Tribunal Federal e o Conselho Nacional de Justiça continuarão, como vêm fazendo desde o início da pandemia, atuando para ajudar a sociedade brasileira a mitigar danos e impactos desta tragédia humanitária."
Luiz Fux

Ex-ministro da Saúde, Henrique Mandetta elogiou a equipe do Instituto Butantan, que deu entrada ao pedido de uso emergencial da vacina Coronavac, e aproveitou a mensagem para alfinetar Pazuello:

"Parabéns equipe do Butantã, meu caro Dimas Covas. Ciência. Foco. Disciplina. Agora é ver se a 'logística' não vai atrapalhar", escreveu ele, no Twitter. A fala faz referência à área de especialidade do atual ministro.

Também ex-ministro nos governos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Dilma Rousseff (PT), Alexandre Padilha afirmou que o marco é "culpa" de Bolsonaro, "que lavou as mãos para a população".

Governadores como Romeu Zema (MG), Rui Costa (BA), João Azevêdo (PB) também foram ao Twitter manifestar solidariedade aos familiares e amigos das vítimas.