Topo

Mandetta elogia Butantan por vacina e cutuca: "Se logística não atrapalhar"

O ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM), em entrevista ao Roda Viva - Reprodução/TV Cultura
O ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM), em entrevista ao Roda Viva Imagem: Reprodução/TV Cultura

Do UOL, em São Paulo

07/01/2021 20h20Atualizada em 07/01/2021 21h10

O ex-ministro da Saúde Henrique Mandetta elogiou a equipe do Instituto Butantan, que deu entrada ao pedido de uso emergencial da vacina Coronavac, e aproveitou a mensagem para alfinetar Eduardo Pazuello, atual titular da pasta.

"Parabéns equipe do Butantã, meu caro Dimas Covas. Ciência. Foco. Disciplina. Agora é ver se a 'logística' não vai atrapalhar", escreveu ele, no Twitter. A fala faz referência à área de especialidade do atual ministro

Depois de adiar por duas vezes o anúncio dos resultados da terceira fase de testes da CoronaVac, o Instituto Butantan, ligado ao governo de São Paulo, anunciou hoje que a eficácia da vacina é de 78%. O governo disse também que já iniciou o pedido de uso emergencial do imunizante à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e que espera que o rito para submissão (como é chamado formalmente o pedido de uso) seja finalizado entre hoje e amanhã.

A agência regulatória, entretanto, afirma em nota que ainda não houve pedido, e que terá outros encontros até que o processo seja concluído.

Os resultados dos estudos da CoronaVac foram apresentados em entrevista na sede do instituto com a presença do governador de São Paulo, João Doria (PSDB-SP). A porcentagem da eficácia está acima dos 50% exigidos pela Anvisa.

"A vacina do Instituto Butantan tem eficácia de 78% a 100% contra covid-19, apontam estudos no Brasil. Esse resultado significa que a vacina tem elevado grau de eficiência e eficácia para proteger a vida dos brasileiros. As pessoas vacinadas terão entre 78% a 100% chances a menos de desenvolver a covid-19", disse Doria.