Topo

Rio contará com 'drive-thru' de vacinação no Sambódromo, Aterro e Madureira

18.jan.2021 - Idosa e técnica de enfermagem foram as primeiras vacinadas no Rio - THIAGO RIBEIRO/ AGIF/ ESTADÃO CONTEÚDO
18.jan.2021 - Idosa e técnica de enfermagem foram as primeiras vacinadas no Rio Imagem: THIAGO RIBEIRO/ AGIF/ ESTADÃO CONTEÚDO

Gabriel Sabóia

Do UOL, no Rio

19/01/2021 14h19

Futuras fases da vacinação contra a covid-19 na cidade do Rio de Janeiro contarão com pontos para vacinação no esquema 'drive-thru' —no qual não é necessário sair do carro para ser imunizado— em pontos turísticos, como o Aterro do Flamengo, na zona sul, o Sambódromo, na região central, e no Parque Madureira, na zona norte da capital fluminense.

Os postos estão entre os 450 previstos pela prefeitura para atendimento à população em fases da campanha de vacinação ainda sem previsão de início. No momento, o estado imuniza grupos prioritários com a CoronaVac. Mais de 220 mil pessoas devem ser imunizadas.

Não há até o momento previsão para a chegada de uma segunda leva de vacinas. Pela manhã, o governo do Rio informou que os imunizantes já estão sendo distribuídos aos 92 municípios.

Na segunda etapa dessa primeira fase de vacinação no Rio, a população acima de 75 anos, quilombolas e profissionais da saúde serão priorizados. São necessárias mais de 1,4 milhão de doses para concluir essa segunda etapa, de acordo com a prefeitura.

As escalas de vacinação de idosos nos postos de saúde da capital ainda não estão fechadas, mas a prefeitura trabalha com a possibilidade de realizar a aplicação das doses com a divisão de idade por dias da semana, com o objetivo de não gerar aglomerações.

Doses já estão sendo distribuídas

As quase 488 mil doses da vacina CoronaVac que serão usadas na primeira fase da imunização contra a covid-19 no Rio chegaram à capital fluminense na manhã de hoje. O último lote veio em um voo comercial, que aterrissou por volta das 4h30, depois de atrasos enfrentados ontem.

As doses serão usadas para imunizar mais de 232 mil fluminenses do grupo prioritário, entre profissionais da saúde, idosos em abrigos, índios e quilombolas.

De acordo com a Secretaria de Saúde, as doses estão sendo transportadas em vans, caminhões e em helicópteros da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. Os 92 municípios do estado receberão os imunizantes.

À tarde, a Secretaria Municipal de Saúde da capital dará início à vacinação dos profissionais da saúde, no Hospital Municipal Ronaldo Gazolla —que é considerado referência da rede municipal para o tratamento da covid-19.