Topo

Esse conteúdo é antigo

Prefeito da PB 'fura fila' e é o primeiro a tomar vacina contra a covid-19

Pombal recebeu 317 doses da vacina, sendo 302 destinadas a trabalhadores de saúde; procurado, Dr. Verissinho (MDB) não atendeu à reportagem - drverissinho.oficial/Instagram/Reprodução
Pombal recebeu 317 doses da vacina, sendo 302 destinadas a trabalhadores de saúde; procurado, Dr. Verissinho (MDB) não atendeu à reportagem Imagem: drverissinho.oficial/Instagram/Reprodução

Colaboração para o UOL, em João Pessoa

20/01/2021 10h54

Abmael de Sousa Lacerda, conhecido como Dr. Verissinho (MDB), prefeito do município de Pombal, a 370 km de João Pessoa, foi o primeiro a tomar a vacina da covid-19 em sua cidade ontem, mesmo sem estar no grupo prioritário para receber a dose da coronavac.

O prefeito é médico obstetra e tem 66 anos, mas não atua na linha de frente no combate à pandemia — condição que o habilitaria a receber a vacina neste momento.

O momento em que o prefeito recebe a primeira dose da vacina foi transmitida em vídeo pelas redes sociais do gestor, na qual ele aparece comemorando após receber a coronavac. Em seguida, Dr. Verissinho é aplaudido pelos presentes.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde da Paraíba, o município de Pombal recebeu 317 doses da vacina, sendo 302 destinadas a trabalhadores de saúde (34% do total de trabalhadores) e 15 para pessoas idosas residentes em instituições de longa permanência.

A nota técnica da secretaria orienta os gestores municipais a priorizarem trabalhadores dos serviços da linha de frente contra a covid-19, hospitais, UPAs, Samu, equipe de vacinação que estiverem inicialmente envolvidas na vacinação dos grupos elencados e os trabalhadores das instituições de longa permanência. O prefeito de Pombal não atendeu às ligações feitas pela reportagem.

Ontem, no município de Itabi (SE), o prefeito Júnior de Amynthas (DEM) também foi o primeiro a receber a vacina. Em Jupi (PE), os primeiros vacinados foram a secretária de saúde, Maria Nadir Ferro, e o fotógrafo oficial da prefeitura, conhecido como Guilherme JG.

A vacinação na Paraíba teve início ontem, assim como em outros estados do país. A primeira pessoa vacinada foi uma enfermeira de 60 anos, Marineide Rodrigues Gouveia. Um indígena também recebeu a dose da coronavac, abrindo, oficialmente, a vacinação no Estado.