Bahia confirma dez casos da variante amazonense do novo coronavírus
O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) identificou dez casos da variante encontrada no Amazonas, P1, do novo coronavírus em 32 testes analisados. Esses são os primeiros diagnósticos em território baiano.
"As amostras foram coletadas nos últimos dias e a investigação preliminar da vigilância epidemiológica aponta que a maioria dos pacientes estavam de férias e passaram pelos municípios de Salvador, Irecê e João Dourado, todos com residência na região amazônica", explica o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas.
Os pacientes diagnosticados vão da faixa etária dos 7 aos 66 anos, sendo sete homens e três mulheres. Das amostras, sete foram colhidas na rede pública de saúde e três na rede privada.
Essa mutação pode ter maior potencial transmissível, segundo estudos preliminares do Centro Brasil-Reino Unido de Descoberta, Diagnóstico, Genômica e Epidemiologia de Arbovírus (grupo Cadde), que conta com pesquisadores da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo).
Foram observadas 31 amostras entre 15 e 23 de dezembro de infectados na capital amazonense. Desses, 13 — ou 42% — correspondiam à nova variante.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.