Topo

Esse conteúdo é antigo

Brasil já vacinou mais de 4 milhões de pessoas contra a covid-19

Mais de 4 milhões de pessoas já foram vacinadas contra a covid-19 em todo o Brasil - Divulgação
Mais de 4 milhões de pessoas já foram vacinadas contra a covid-19 em todo o Brasil Imagem: Divulgação

Colaboração para o UOL, em São Paulo

09/02/2021 20h07

Nesta terça-feira, o Brasil ultrapassou a marca dos 4 milhões de vacinados contra a covid-19. No total, 4.052.986 pessoas já foram imunizadas contra a doença. O levantamento foi feito pelo consórcio de veículos de imprensa do qual o UOL faz parte, baseado nos números informados pelas secretarias estaduais de saúde.

Nas últimas 24 horas, 269.758 pessoas receberam a primeira dose da vacina. Os estados do Amapá, Paraná e Santa Catarina não forneceram dados atualizados até o fechamento do boletim, às 20h. Ao todo, 1,91% da população brasileira recebeu a aplicação inicial.

De ontem para hoje, 15.823 pessoas receberam a segunda dose, chegando a um total de 49.546 imunizados nesta fase - apenas Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Sergipe, além do Distrito Federal, transmitiram informações atualizadas desta etapa. Assim, 0,02% da população completou a vacinação contra o novo coronavírus.

O dia de hoje também teve a marca de 1 milhão de vacinados em São Paulo, estado que mais imunizou no país. O estado teve a primeira vacinada do Brasil, a enfermeira Mônica Calazans, e atingiu o número em 23 dias. Bahia (332.183), Minas Gerais (317.456), Rio de Janeiro (270.001) e Rio Grande do Sul (239.931) completam a lista dos cinco estados com mais imunizados.

Anvisa aprova regulamentação para importar vacinas pelo Covax

A diretoria da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou hoje, por unanimidade, a resolução que dispensa o registro e a autorização temporária de uso emergencial de vacinas contra a covid-19 no âmbito do Covax Facility, consórcio para acesso global de vacinas contra o coronavírus.

A regulamentação aprovada também estabelece os procedimentos para importação e monitoramento dos imunizantes.

A relatora do caso, diretora Meiruze Freitas, foi a primeira a votar favoravelmente pela aprovação do regulamento para importação de vacinas pelo Covax. O voto dela foi seguido pelo diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, e pelos diretores Rômison Rodrigues Mota, Alex Machado Campos e Cristiane Rose Jourdan Gomes.

Segundo a relatora, a nova resolução reduz a duplicação de esforços regulatórios, garantindo a disponibilização de vacinas que tenham passado por avaliação regulatória equivalente à desempenhada pela Anvisa.

Veículos se unem pela informação

Em resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia de covid-19, os veículos de comunicação UOL, O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo, G1 e Extra formaram um consórcio para trabalhar de forma colaborativa para buscar as informações necessárias diretamente nas secretarias estaduais de Saúde das 27 unidades da Federação.

O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, deveria ser a fonte natural desses números, mas atitudes de autoridades e do próprio presidente durante a pandemia colocam em dúvida a disponibilidade dos dados e sua precisão.