1.703 municípios querem aderir ao consórcio para compra direta da vacina
A Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) informou hoje que 1.703 prefeituras manifestaram interesse em aderir ao consórcio para a compra direta de vacinas contra a covid-19. Os municípios somam mais de 125 milhões de habitantes, diz a FNP.
No início da semana, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que permite a compra de vacinas por estados, municípios e pela iniciativa privada. Pelo texto, a aquisição se torna possível desde que a vacina tenha registro ou autorização temporária de uso emergencial aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Segundo a lista divulgada pela FNP, apenas duas capitais ainda não aderiram ao plano: Vitória (ES) e Natal (RN).
Ontem, o presidente da Frente Nacional dos Prefeitos, Jonas Donizete (PSB), e pessoas próximas a ele informaram que não querem "concorrer" com o Ministério da Saúde pela compra de vacinas —a Pasta, que deve fechar acordo para receber as vacinas da Pfizer e Janssen, pediu exclusividade na venda. Isso significa que estados e municípios não poderão negociar com as farmacêuticas.
Donizete chegou a celebrar o acordo feito pelo Ministério da Saúde. "Talvez a adesão maciça dos prefeitos tenha até ajudado o governo a tomar essa decisão. Jamais saberemos se o empurrão foi nosso, mas isso pouco importa. O que nos interessa, mesmo, é que a vacinação dos brasileiros seja um fato, não uma promessa."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.