Topo

Esse conteúdo é antigo

Covid-19: Com ocupação de 92% das UTIs, Ceará abre mais 30 leitos

Ceará abre leitos para desafogar rede de UTIs - Divulgação/Governo do Ceará
Ceará abre leitos para desafogar rede de UTIs Imagem: Divulgação/Governo do Ceará

Colaboração para o UOL, em Florianópolis

09/03/2021 09h09

Com a ocupação geral em 92% nas UTIs (Unidades de Terapia Intensivas) exclusivas para tratar pacientes com covid-19, o governo do Ceará abre hoje mais 30 leitos. As novas vagas serão ofertadas na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Praia do Futuro, em Fortaleza.

De acordo com o Painel Epidemiológico do Ceará, consultado às 8h46 de hoje, a rede de saúde contava com uma taxa de ocupação de 92,65% no total de UTIs, sendo que em Fortaleza, o índice alcançava 91,53%. O caso mais grave está nos leitos destinados a adultos, com 96,67%. A menor é verificada para gestantes, com 40%.

Nas enfermarias, a ocupação estava 78,9%. Os dados são dos leitos cadastrados pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Nas redes sociais, o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), informou que, com a ampliação de leitos em demais unidades ao longo da semana, o estado contará com 3,2 mil de UTI e de enfermarias somente para tratar casos de covid-19.

"Temos trabalhado muito para garantir que a população cearense tenha tratamento digno e de qualidade. Mas, para isso, é importante que todo mundo colabore, pois a velocidade de propagação do vírus tem sido maior do que nossa capacidade de ampliação de leitos. É fundamental que os cearenses respeitem os decretos de isolamento, única forma de evitarmos um cenário ainda mais grave. Juntos vamos conseguir superar essa crise", comentou o governador, nas redes sociais.

O Ceará tem 450.373 casos confirmados, sendo 325.204 recuperados da covid-19. O novo coronavírus tirou a vida 11.860 pessoas no estado.