São José do Rio Preto tem recorde de internações e ocupação de UTI de covid
A cidade de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, bateu recorde de internações neste domingo (14), mesmo dia em que o prefeito Edinho Araújo (MDB) anunciou que decretará lockdown nos próximos dias. A taxa de ocupação de leitos de UTI para covid-19 também é a mais alta já verificada.
Dados da Secretaria de Estado de Saúde apontam que o município teve 137 novas internações no domingo nas redes pública e privada, maior número já registrado desde o início da pandemia do coronavírus, em março do ano passado. Em um único dia, o crescimento foi de 34% na comparação entre domingo e sábado (13), quando 102 pessoas foram internadas.
A situação crítica na cidade também pode ser vista por meio da média diária de internações, que atingiu o pico hoje (108). A média —que é a soma das internações na última semana dividida por sete— é um dado estatístico para analisar a evolução da doença.
O crescimento no número de internações em uma semana foi de 14,8%.
A delicada situação em São José do Rio Preto também se evidencia pelo crescimento de casos —alta de 22,8% nos últimos sete dias ante a semana anterior.
O número de mortes também apresenta viés de alta, com aumento de 65,6% na comparação com a última semana.
Até agora, foram registrados 52.486 casos da covid-19 no município de quase 465 mil habitantes. Além disso, 1.219 pessoas perderam a vida.
Lockdown
A decisão acontece para tentar frear o número de casos, internações e mortes. Os dados de hoje mostram que a taxa de ocupação de leitos para covid-19 na DRS (Diretoria Regional de Saúde) chegou a 91,7%, beirando o colapso do sistema. Trata-se do maior índice já registrado na cidade.
Na enfermaria, a ocupação é de 68,8%, indicando que os casos de internação são de pacientes mais graves e que precisam de leitos UTI-covid.
A data do lockdown em Rio Preto deverá ser definida nos próximos dias depois que Edinho Araújo se reunir com prefeitos de outros municípios da região para pedir o aumento das restrições.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.