Topo

Esse conteúdo é antigo

Brasil atinge 10,3 milhões de vacinados contra covid, 4,91% da população

Quase 10,4 milhões de brasileiros já receberam pelo menos uma dose da vacina contra a covid-19 - Facebook/ Reprodução/ Prefeitura de Nova Granada
Quase 10,4 milhões de brasileiros já receberam pelo menos uma dose da vacina contra a covid-19 Imagem: Facebook/ Reprodução/ Prefeitura de Nova Granada

Colaboração para o UOL, em São Paulo

16/03/2021 20h12

O Brasil chegou à marca de 10,3 milhões de vacinados contra a covid-19 nesta terça-feira. Até agora, 10.389.077 brasileiros receberam uma dose de vacina pelo menos, o equivalente a 4,91% da população nacional. Os dados são do consórcio de veículos de imprensa do qual o UOL faz parte, com base nas informações fornecidas pelas secretarias estaduais de saúde.

Nas últimas 24 horas, 307.306 brasileiros receberam a primeira dose da vacina. Já a segunda dose foi aplicada em 118.775 pessoas de ontem para hoje.

No total, 3.791.197 pessoas receberam as duas doses da vacina, seguindo a recomendação dos laboratórios que produzem a CoronaVac e a Oxford/AstraZeneca. O número corresponde a somente 1,79% da população brasileira.

Proporcionalmente, o Amazonas continua na primeira colocação entre os estados que mais aplicaram a primeira dose: 360.787 habitantes, o equivalente a 8,57% da população local. O Pará permanece em último, com apenas 3,06%.

Mato Grosso do Sul lidera entre os estados que, em termos percentuais, mais distribuíram a segunda dose: 2,75% de seus habitantes.

Por falta de doses, quatro capitais do Nordeste suspendem vacinação

Pelo menos quatro capitais do Nordeste anunciaram que a vacinação contra a covid-19 está suspensa por falta de doses. Segundo levantamento feito pelo UOL, a imunização foi paralisada em Aracaju, João Pessoa, Maceió e Natal.

Em Salvador, Recife, Fortaleza, São Luís e Teresina, as prefeituras informaram que a vacinação segue normalmente.

Veículos se unem pela informação

Em resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia de covid-19, os veículos de comunicação UOL, O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo, G1 e Extra formaram um consórcio para trabalhar de forma colaborativa para buscar as informações necessárias diretamente nas secretarias estaduais de Saúde das 27 unidades da Federação.

O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, deveria ser a fonte natural desses números, mas atitudes de autoridades e do próprio presidente durante a pandemia colocam em dúvida a disponibilidade dos dados e sua precisão.

Você utiliza a Alexa? O UOL fornece informações à inteligência artificial por voz da Amazon, com boletins de notícias e dados atualizados do número de brasileiros vacinados contra a covid-19. Para saber sobre a vacinação no país ou no seu estado com a credibilidade do UOL, pergunte: "Alexa, quantas pessoas já foram vacinadas no Brasil?", por exemplo, ou "Alexa, quantas pessoas foram vacinadas?". Nos encontramos lá!