Topo

Esse conteúdo é antigo

Governo do RJ prorroga toque de recolher por mais uma semana

Claudio Castro, governador em exercício do Rio, prorrogou medidas determinadas na última sexta-feira (12) - Daniel Resende/Futura Press/Estadão Conteúdo
Claudio Castro, governador em exercício do Rio, prorrogou medidas determinadas na última sexta-feira (12) Imagem: Daniel Resende/Futura Press/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

17/03/2021 17h21

O governador em exercício do Rio de Janeiro, Claudio Castro (PSC), decidiu hoje prorrogar por mais uma semana as medidas restritivas que incluem um toque de recolher entre 23h e 5h no estado. Castro decretou as medidas restritivas na última sexta-feira (12) e elas iam, a princípio, até amanhã (18).

As restrições são uma tentativa de frear o avanço da pandemia de covid-19 no estado, que tem apresentado alta em novas internações nos últimos dias. Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, 82,9% dos leitos de UTI do Rio estão ocupados hoje.

Apesar da determinação estadual, os prefeitos têm autonomia para adaptar as medidas conforme a situação epidemiológica de cada município.

Em nota da gestão fluminense, Castro reforçou o pedido à população para que cumpra as medidas restritivas e mantenha o distanciamento social e o uso de máscaras.

Na última sexta, o governador fez o anúncio do decreto de restrições um dia após o prefeito do Rio, Eduardo Paes (DEM), ter prorrogado medidas restritivas na capital, que estavam em vigor desde o dia 5. Paes, entretanto, ampliou o horário de funcionamento de bares e restaurantes para até 21h.

Na prática, o anúncio de Castro ampliou as principais determinações da capital para o estado, entre elas o toque de recolher entre 23h e 5h. A restrição proíbe a permanência de pessoas na rua no horário estabelecido, mas não a sua circulação.

As medidas prorrogadas

  • Fechamento de bares e restaurantes às 23h - podendo cada prefeitura antecipar a hora de fechamento
  • Limitação de público em bares e restaurantes - a lotação permitida é 50% da capacidade
  • Proibida a permanência na rua entre 23h e 5h
  • Comércio funcionará com horários escalonados
  • Proibida a realização de rodas de samba e eventos em boates
  • Bancas de jornal estão proibidas de vender bebidas alcoólicas
  • Parques, museus, academias e espaços de recreação infantil devem funcionar com 50% da capacidade
  • Escolas permanecerão abertas.

Novos leitos

Castro anunciou hoje também a abertura de novos leitos no estado. O governador afirmou que abriu mais de 100 vagas em unidades de saúde desde a última quinta-feira (11). Até o final do março, a gestão fluminense pretende entregar cerca de 500 novos leitos.