Topo

Esse conteúdo é antigo

Brasil chega a 39,9 milhões de vacinados contra covid, 18,84% da população

Brasil tem 18,84% da população vacinada com ao menos uma dose - Tomaz Silva/Agência Brasil
Brasil tem 18,84% da população vacinada com ao menos uma dose Imagem: Tomaz Silva/Agência Brasil

Colaboração para o UOL, em São Paulo

18/05/2021 20h05Atualizada em 18/05/2021 20h37

Nesta terça-feira (18), o Brasil atingiu a marca de 39,9 milhões de vacinados contra a covid-19. Até o momento, 39.897.840 pessoas receberam ao menos uma dose de imunizante contra a doença, o equivalente a 18,84% da população nacional. O levantamento é do consórcio de veículos de imprensa do qual o UOL faz parte, baseado nos dados fornecidos pelas secretarias estaduais de saúde.

Entre ontem e hoje, 634.424 brasileiros receberam a primeira dose de vacina. Já a segunda dose foi aplicada em outras 288.068 no mesmo período.

No total, 19.711.628 pessoas receberam as duas doses de imunizante, conforme a recomendação dada pelos laboratórios responsáveis pela produção da CoronaVac, Oxford/AstraZeneca e Pfizer/BioNTech. O número corresponde a 9,31% da população do país.

O Rio Grande do Sul permanece na liderança entre os estados que, proporcionalmente, mais vacinaram sua população com a primeira dose: 24,29% de seus habitantes.

Em termos percentuais, o estado de São Paulo segue à frente entre aqueles que mais aplicaram a segunda dose: 11,08% de sua população.

Ernesto diz que não ter comunicado Bolsonaro sobre carta da Pfizer

Ernesto Araújo, ex-ministro das Relações Exteriores, afirmou, durante o depoimento à CPI da Covid, que não comunicou ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sobre a carta da farmacêutica Pfizer com propostas de venda da vacina contra a covid-19. O ex-chanceler afirmou que "presumia" que Bolsonaro já tivesse conhecimento do documento.

"Não comuniquei diretamente. A comunicação da embaixada em Washington, o telegrama informava que a embaixada havia recebido uma cópia de uma carta dirigida ao presidente da República, ao vice-presidente, ao ministro-chefe da Casa Civil, ao ministro da Economia e ao ministro da Saúde, se não me engano", disse o ex-ministro das Relações Exteriores.

O ex-secretário de Comunicação Fabio Wajngarten entregou à Comissão Parlamentar de Inquérito um documento da Pfizer atestando uma oferta de vacina em 12 de setembro, que ficou sem resposta.

Em sua defesa, Araújo afirmou que a carta deixava claro que o conteúdo já tinha seguido para o presidente da República.

Veículos se unem pela informação

Em resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia de covid-19, os veículos de comunicação UOL, O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo, G1 e Extra formaram um consórcio para trabalhar de forma colaborativa para buscar as informações necessárias diretamente nas secretarias estaduais de Saúde das 27 unidades da Federação.

O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, deveria ser a fonte natural desses números, mas atitudes de autoridades e do próprio presidente durante a pandemia colocam em dúvida a disponibilidade dos dados e sua precisão.

Você utiliza a Alexa? O UOL fornece informações à inteligência artificial por voz da Amazon, com boletins de notícias e dados atualizados do número de brasileiros vacinados contra a covid-19. Para saber sobre a vacinação no país ou no seu estado com a credibilidade do UOL, pergunte: "Alexa, quantas pessoas já foram vacinadas no Brasil?", por exemplo, ou "Alexa, quantas pessoas foram vacinadas?". Nos encontramos lá!