Topo

Esse conteúdo é antigo

Vereador de GO diz que quem morreu de covid-19 'é porque tinha que morrer'

O vereador Delcimar Fortunato (Avante) causou polêmica na sessão ordinária da Câmara dos Vereadores de Anápolis, em Goiás - Foto: Ismael Vieira / Diretoria de Comunicação e TV Câmara
O vereador Delcimar Fortunato (Avante) causou polêmica na sessão ordinária da Câmara dos Vereadores de Anápolis, em Goiás Imagem: Foto: Ismael Vieira / Diretoria de Comunicação e TV Câmara

Do UOL, em São Paulo

18/05/2021 16h44Atualizada em 18/05/2021 16h48

O vereador Delcimar Fortunato (Avante) declarou ontem, durante uma sessão ordinária na Câmara de Vereadores de Anápolis, em Goiás, que "quem morreu [de covid-19], é porque tinha que morrer". A fala do parlamentar rendeu diversas críticas nas redes sociais e o político pediu desculpas "pela fala equivocada".

"No momento do colapso [da pandemia], nós não deixamos a desejar. Conseguimos atender a demanda. Quem morreu, é porque tinha que morrer. Não foi por falta de leitos, não foi por falta de profissional. Então, assim, eu quero parabenizar o prefeito Roberto por fazer um trabalho de excelência."

Veja a fala do parlamentar a partir do minuto 42:32 da sessão:

A fala do parlamentar aconteceu quando o político falava que um "primo-irmão" recebeu o teste positivo para a doença na quinta-feira (13), foi levado até uma UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) 24 horas e foi transferido para um hospital do município goiano.

"A gente vê muitos questionamentos, muitas vezes a oposição bate que a saúde de Anápolis é muito ruim, e eu discordo. A gente só vê que a saúde do município está bem e muito bem quando um ente querido da gente que precisa. E realmente eu observei esses dois dias dias, que a saúde de Anápolis vai muito bem", declarou o parlamentar pouco minutos antes de dizer a frase polêmica.

Depois de conceder a palavra a outro parlamentar, Fortunato continuou o seu discurso comparando o valor investido pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na Saúde com os números da gestão do PT no Executivo, ressaltando o trabalho "diferenciado" do atual mandatário.

"Ainda tem pessoas que falam que o Bolsonaro não está trabalhando. O reflexo disso é o que eu disse aqui. É a saúde da nossa cidade. É por isso que o prefeito [de Anapólis] tem conseguido fazer uma administração exitosa porque tem um presidente que tem dado esse apoio. Tem dado condições para os prefeitos, governadores investirem na saúde e o prefeito Roberto fez isso. Fala do presidente Bolsonaro, mas ele está investindo um dinheiro bem investido na saúde, principalmente. É um presidente que fez a diferença. Não tem corrupção. Não tem rolo", afirmou o vereador.

'Fala equivocada'

No Instagram, Fortunato divulgou uma nota de esclarecimento e pediu desculpas pela "fala equivocada". Junto ao comunicado, o vereador publicou um vídeo com uma explicação da declaração.

"Quando eu falei que as pessoas morreram em função da covid, eu quis dizer que não foi por falta de investimento da saúde. Até porque foi uma fatalidade", disse o parlamentar no vídeo.

O argumento foi ressaltado pelo vereador na legenda da publicação. "O Vereador Delcimar Fortunato, vem por meio desta se desculpar com todos os familiares das vítimas da Covid 19, pela fala equivocada na sessão ordinária do último dia 17, e reforça que se retratou ainda na sessão, onde quis dizer que as mortes não ocorreram por falta de investimento do poder Executivo, mas por conta das complicações excepcionalmente do vírus."