Novo lote da Pfizer com 629 mil vacinas chega hoje em Viracopos
A Pfizer entrega hoje um novo lote com 629.460 doses de sua vacina contra covid-19, desenvolvida em parceria com a BioNTech. A remessa chega às 19h55 no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP).
Até o final de setembro, a Pfizer deve entregar 100 milhões de doses da vacina ao Ministério da Saúde. Até o momento. foram entregues 2,8 milhões de doses ao Brasil. que assinou o primeiro contrato com a farmacêutica apenas em março deste ano.
Em maio, o Ministério da Saúde firmou outro acordo para o fornecimento adicional de 100 milhões de doses, que começam a ser entregues a partir de outubro.
Brasil ignorou três ofertas da Pfizer
Em depoimento à CPI da Covid, que investiga ações e omissões do governo federal, o CEO da Pfizer na América Latina, Carlos Murillo, informou que o governo brasileiro ignorou três ofertas para aquisição de vacinas em agosto do ano passado, três meses depois que as negociações começaram, em maio.
Se um dos acordos tivesse sido fechado, segundo estimativa do depoente, o país teria recebido até o segundo trimestre de 2021 cerca de 18,5 milhões de doses. As primeiras remessas teriam chegado em dezembro do ano passado, de acordo com o cronograma inicial.
Em novembro, a farmacêutica procurou o Executivo federal outras duas vezes. Com os entraves do ministério, o acordo só foi efetivamente concretizado em março deste ano, um mês depois de a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovar o registro definitivo do imunizante. O desfecho ocorreu sob críticas ao trabalho do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello (um dos motivos pelos quais ele acabou demitido).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.