Topo

Esse conteúdo é antigo

Avião com insumos para 5 milhões de doses da CoronaVac chega a SP

Carga de insumos é descarregada de avião após pouso em Guarulhos (SP) - Divulgação/Governo do estado de São Paulo
Carga de insumos é descarregada de avião após pouso em Guarulhos (SP) Imagem: Divulgação/Governo do estado de São Paulo

Do UOL, em São Paulo

25/05/2021 17h27Atualizada em 25/05/2021 21h02

O avião que trazia matéria-prima suficiente para a produção de 5 milhões de doses da CoronaVac chegou no final da tarde de hoje a São Paulo. A aeronave aterrissou por volta das 17h no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Região Metropolitana da capital paulista, após sair ontem de Pequim, na China.

Com a chegada de mais 3 mil litros de IFA (Insumo Farmacêutico Ativo), a expectativa do Instituto Butantan é de retomar a produção da vacina contra a covid-19 ainda hoje. A instituição ligada ao governo paulista está com a produção parada desde o começo de maio por causa do atraso no envio de insumos pela Sinovac, laboratório chinês parceiro do Butantan.

Você pode assistir a toda a programação do Canal UOL aqui.

Ainda que a matéria-prima traga a esperança de ter mais doses à disposição para o PNI (Programa Nacional de Imunizações) do Ministério da Saúde, as vacinas a serem produzidas com a nova carga de IFA só ficarão prontas num prazo de 15 a 20 dias.

O próprio Butantan trabalha com a previsão de iniciar as novas entregas ao governo federal em junho. A última distribuição feita para o Ministério foi no último dia 14.

Nas últimas semanas, a paralisação na produção da CoronaVac causou a interrupção da vacinação com a segunda dose do imunizante em vários estados. Com isso, pessoas não conseguiram cumprir o prazo máximo de quatro semanas estipulado entre a primeira dose e a de reforço.

Mesmo assim, autoridades da Saúde recomendam que a segunda dose seja tomada assim que possível para que seja completado o ciclo de imunização contra a covid-19.

47,2 milhões de doses entregues

Neste mês, o Butantan completou o primeiro contrato com o Ministério da Saúde, que previa a entrega de 46 milhões de doses da CoronaVac. Como não deve haver mais entregas em maio, a instituição fechará os primeiros cinco meses do ano com 47,2 milhões de doses distribuídas.

O segundo contrato com o governo federal prevê a produção de mais 54 milhões de doses, totalizando 100 milhões de doses da CoronaVac a serem distribuídas pela pasta chefiada pelo ministro Marcelo Queiroga.

Até agora na campanha de vacinação contra a covid-19, a CoronaVac representa 65,2% das doses aplicadas, segundo dados do governo federal. A vacina de Oxford/AstraZeneca tem 32,9% das doses aplicadas, e o imunizante da Pfizer/BioNTech, que começou a ser aplicado no país em maio, tem 1,9%.