Topo

Esse conteúdo é antigo

Brasil alcança 43,9 milhões de vacinados contra covid, 20,75% da população

Brasil está perto de chegar aos 44 milhões de pessoas que receberam pelo menos uma dose de vacina contra covid-19 - Mauro Akiin Nassor/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Brasil está perto de chegar aos 44 milhões de pessoas que receberam pelo menos uma dose de vacina contra covid-19 Imagem: Mauro Akiin Nassor/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Colaboração para o UOL

27/05/2021 20h05Atualizada em 27/05/2021 20h23

O Brasil alcançou a marca de 43,9 milhões de vacinados contra a covid-19 nesta quinta-feira (27). Até o momento, 43.936.007 brasileiros receberam pelo menos uma dose de imunizante contra a doença, o equivalente a 20,75% da população nacional. O levantamento é do consórcio de veículos de imprensa do qual o UOL faz parte, com base nos dados fornecidos pelas secretarias estaduais de saúde.

Nas últimas 24 horas, 440.570 pessoas receberam a primeira dose de vacina. O reforço foi aplicado em outras 191.683 no mesmo período.

Até aqui, 21.634.953 pessoas receberam as duas doses de vacina, de acordo com a recomendação dada pelos laboratórios responsáveis pela produção da CoronaVac, Oxford/AstraZeneca e Pfizer/BioNTech. O número representa 10,22% da população do país.

O Mato Grosso do Sul se mantém à frente entre os estados que, proporcionalmente, mais vacinaram seus habitantes com a primeira dose: 27,09% da população local.

Em termos percentuais, o Rio Grande do Sul lidera com relação à aplicação da segunda dose: 12,68% de seus habitantes.

Butantan retoma produção da CoronaVac; entrega deve voltar em 15 dias

O Instituto Butantan retomou na madrugada de hoje a produção da CoronaVac com os 3.000 litros do IFA (Insumo Farmacêutico Ativo) recebidos na última terça-feira (25).

O Butantan prevê a produção de 5 milhões de doses da vacina contra a covid-19 com o lote enviado pela China. A matéria-prima passará pelos processos de envase, rotulagem, embalagem e controle de qualidade antes da entrega ao PNI (Plano Nacional de Imunização).

A previsão é que as novas doses fiquem prontas em um prazo de 15 a 20 dias. O Butantan trabalha com a previsão de iniciar as novas entregas ao governo federal em junho. A última distribuição feita para o ministério foi no último dia 14.

Nas últimas semanas, a paralisação na produção da CoronaVac causou a interrupção da vacinação com a segunda dose do imunizante em vários estados. Com isso, pessoas não conseguiram cumprir o prazo máximo de quatro semanas estipulado entre a primeira dose e a de reforço.

Veículos se unem pela informação

Em resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia de covid-19, os veículos de comunicação UOL, O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo, G1 e Extra formaram um consórcio para trabalhar de forma colaborativa para buscar as informações necessárias diretamente nas secretarias estaduais de saúde das 27 unidades da federação.

O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, deveria ser a fonte natural desses números, mas atitudes de autoridades e do próprio presidente durante a pandemia colocam em dúvida a disponibilidade dos dados e sua precisão.

Você utiliza a Alexa? O UOL fornece informações à inteligência artificial por voz da Amazon, com boletins de notícias e dados atualizados do número de brasileiros vacinados contra a covid-19. Para saber sobre a vacinação no país ou no seu estado com a credibilidade do UOL, pergunte: "Alexa, quantas pessoas já foram vacinadas no Brasil?", por exemplo, ou "Alexa, quantas pessoas foram vacinadas?". Nos encontramos lá!