Topo

Esse conteúdo é antigo

Curitiba retoma vacinação prioritária e de profissionais da educação

Com novos lotes, a capital do Paraná retoma a vacinação hoje - RICARDO MORAES/REUTERS
Com novos lotes, a capital do Paraná retoma a vacinação hoje Imagem: RICARDO MORAES/REUTERS

Colaboração para o UOL

31/05/2021 08h59

Curitiba retoma hoje a vacinação contra a covid-19 de pessoas com comorbidades e profissionais da educação básica. O plano de imunização foi possibilitado pelo envio de novos lotes do Ministério da Saúde.

Com isso, a capital do Paraná ampliou as idades de alguns grupos prioritários e está vacinando hoje pessoas com comorbidades que tenham a partir de 25 anos, trabalhadores da educação com 49 anos ou mais e habitantes com deficiência permanente que sejam maiores de idade.

Moradores de Curitiba com 60 anos ou mais têm a chance de uma "repescagem" e podem receber a primeira dose pela Secretaria Municipal de Saúde. Os idosos entre 81 e 85 anos de Curitiba que se vacinaram com AstraZeneca agora são elegíveis para tomar a segunda dose dela.

No sábado, a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba reportou 1.077 novos casos de covid-19 e 26 mortes causadas pela doença. Desde o começo da pandemia, a cidade perdeu 5.380 vidas para o vírus.

No SUS, não há mais leitos de UTI disponíveis para tratar pacientes com coronavírus na capital do Paraná, no sábado a taxa de ocupação foi de 104%. Já as enfermarias do SUS para covid chegaram a 96% de lotação. Os dados são do boletim da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Ontem, o Brasil registrou 950 novas mortes causadas pelo coronavírus. A média móvel de óbitos ficou em 1.844. Cinco estados apresentaram queda na taxa móvel de mortes, enquanto 17 estados e o Distrito Federal apresentam estabilidade.

No entanto, quatro locais estão em aceleração: Tocantins (34%), Maranhão (28%), Paraíba (17%) e Mato Grosso do Sul (77%).

Também no domingo, o país chegou a 45,2 milhões de vacinados, o que representa 21,36% da população nacional. Os dados de óbitos, contágio e vacinas são do consórcio de veículos de imprensa do qual o UOL faz parte, com base nos dados fornecidos pelas secretarias estaduais de saúde.