'São números impressionantes', diz infectologista sobre estudo em Serrana
O infectologista Renato Kfouri disse hoje que os números do estudo de vacinação em Serrana, interior de São Paulo, são "impressionantes". O trabalho conduzido pelo Instituto Butantan mostrou que a pandemia pode ser controlada com 75% da população adulta vacinada contra a covid-19.
Após dois meses de vacinação com a CoronaVac, o estudo também mostra que as mortes por covid-19 na cidade caíram 95% e as hospitalizações tiveram queda de 86%, enquanto os casos sintomáticos caíram 80%.
"É um caso de vida real a despeito de serem dados preliminares. Temos que ter cautela em avaliar, mas os números são impressionantes. Vamos ver detalhes, comparativos entre municípios vizinhos e se foi feito lockdown também. São muitas variáveis a serem consideradas para entender o real impacto", disse Kfouri ao UOL News.
Segundo dados do estudo, a primeira dose foi aplicada em 27.722 pessoas, o que representa 97,7% da população alvo. Já a dose de reforço foi aplicada em 27.160 pessoas, o que significa 95,7% do público alvo.
Os efeitos do estudo começaram a ser evidenciados na cidade entre o fim de março e o início de abril. Em março, Serrana tinha registrado 699 casos de covid-19 e 20 mortes pela doença. Em abril, mesmo durante o mês mais mortal da pandemia no país — com 82.401 óbitos —, foram 215 casos e apenas seis mortes.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.