Topo

Esse conteúdo é antigo

Brasil passa de 45,6 milhões de vacinados contra covid, 21,58% da população

Quase 45,7 milhões de brasileiros já receberam ao menos uma dose de vacina contra a covid-19 - JURANIR BADARÓ/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Quase 45,7 milhões de brasileiros já receberam ao menos uma dose de vacina contra a covid-19 Imagem: JURANIR BADARÓ/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Colaboração para o UOL, em São Paulo

31/05/2021 20h04

O Brasil alcançou a marca de 45,7 milhões de vacinados contra a covid-19 nesta segunda-feira (31). Até o momento, 45.697.957 pessoas receberam ao menos uma dose de imunizante contra a doença, o que equivale a 21,58% da população do país. O levantamento é do consórcio de veículos de imprensa do qual o UOL faz parte, com base nos dados fornecidos pelas secretarias estaduais de saúde.

Nas últimas 24 horas, a primeira dose de vacina foi aplicada em 464.319 brasileiros. No mesmo período, outros 125.945 receberam a dose de reforço.

No total, 22.189.211 pessoas receberam as duas doses de imunizante, conforme a recomendação dada pelos laboratórios responsáveis pela produção da CoronaVac, Oxford/AstraZeneca e Pfizer/BioNTech. O número corresponde a 10,48% da população nacional.

Evolução vacinação covid-19 31/05 - Arte/UOL - Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

Evolução vacinação covid-19 segunda dose 31/05 - Arte/UOL - Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

O Mato Grosso do Sul continua em primeiro lugar entre os estados que, proporcionalmente, mais vacinaram sua população com a primeira dose: 29,34% de seus habitantes.

Em termos percentuais, o Rio Grande do Sul está à frente entre os estados que mais aplicaram a dose de reforço: 13,2% da população local.

Doria volta a prometer 100% da população imunizada em SP até dezembro

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), repetiu hoje uma promessa que tem falado nos últimos meses, de ter 100% da população do estado totalmente imunizada contra a covid-19 até o final do ano. Agora, Doria prometeu vacinar totalmente a "população vacinável", o que significa os adultos com 18 anos ou mais.

"Em São Paulo, eu volto a afirmar com toda a ênfase e segurança: até dezembro 100% da população vacinável estará vacinada. Todos que puderem receber a vacina estarão [vacinados]. Não posso responder pelo Brasil, mas por São Paulo reafirmo este compromisso", disse o governador.

Doria disse isso pela primeira vez no início de fevereiro, duas semanas após ter iniciado a imunização contra a covid-19 no Brasil, com a aplicação da CoronaVac, em 17 de janeiro. Em abril, o governador paulista afirmou que a campanha de vacinação estadual para encerrar a imunização no estado será feita com a compra adicional de doses da CoronaVac.

Veículos se unem pela informação

Em resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia de covid-19, os veículos de comunicação UOL, O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo, G1 e Extra formaram um consórcio para trabalhar de forma colaborativa para buscar as informações necessárias diretamente nas secretarias estaduais de saúde das 27 unidades da federação.

O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, deveria ser a fonte natural desses números, mas atitudes de autoridades e do próprio presidente durante a pandemia colocam em dúvida a disponibilidade dos dados e sua precisão.

Você utiliza a Alexa? O UOL fornece informações à inteligência artificial por voz da Amazon, com boletins de notícias e dados atualizados do número de brasileiros vacinados contra a covid-19. Para saber sobre a vacinação no país ou no seu estado com a credibilidade do UOL, pergunte: "Alexa, quantas pessoas já foram vacinadas no Brasil?", por exemplo, ou "Alexa, quantas pessoas foram vacinadas?". Nos encontramos lá!