Prefeito de Fortaleza se desculpa por ir a festa de casamento sem máscara
O prefeito de Fortaleza José Sarto Nogueira (PDT) participou, no último fim de semana, do casamento de sua sobrinha em Jericoacoara, no Litoral Oeste do Ceará, em que foram registradas cenas de aglomerações e convidados sem máscaras.
Após repercussão negativa das imagens nas redes sociais, o chefe do Executivo da capital cearense pediu desculpas.
"A verdade é que a pandemia nos afeta já há bastante tempo e, por vezes, descuidamos. Mas, como homem público, tenho de dar exemplo, sobretudo na minha condição de médico e prefeito. Por isso, meu sincero pedido de desculpas", publicou.
O casamento foi da filha de Elpídio Nogueira, irmão de Sarto e secretário municipal da Cultura em Fortaleza. O político se pronunciou na última segunda-feira, 23, e fez alguns esclarecimentos. O secretário informou que o evento foi adiado três vezes por causa dos protocolos do Comitê Covid-19.
Elpídio Nogueira ainda destacou que a cerimônia foi realizada ao ar livre, foi exigido a apresentação de cartão de vacinação e que todas as pessoas testaram negativo para covid-19.
Nas imagens do evento, é possível ver pessoas desrespeitando o distanciamento social. No Ceará, estão liberados eventos sociais com até 200 pessoas em ambientes abertos e 100 em lugares fechados.
Contudo, de acordo com o protocolo sanitário publicado pelo governo do estado no último dia 20 de agosto, todos os convidados e colaboradores precisam usar máscara durante todo o evento e a retirada do equipamento de proteção é permitida somente para ingestão de alimentos e bebidas.
Repercussão
As imagens divulgadas na internet mostram o prefeito Sarto em pé em um salão, sem máscara, enquanto uma banda faz uma apresentação ao vivo. O ocorrido repercutiu entre os políticos do estado. O deputado federal bolsonarista, Capitão Wagner (PROS-CE), publicou em sua rede social que o prefeito não se submete às regras criadas por ele.
"Eles não se importam se você vai se incomodar ou achar incoerente. Eles sabem como se manter no poder. Eles sabem quem precisa comprar. Eles sabem quem precisam calar", destacou.
O deputado estadual Soldado Noelio (PROS-CE), comentou que o ocorrido é uma total hipocrisia da parte dos governantes.
"'Fica em casa', 'a prioridade é a saúde das pessoas', 'usem máscaras'. Essas são frases que só valem para a população, mas quando se trata deles não tem vírus", escreveu.
O Ceará ultrapassou 7 milhões de doses de vacinas contra a covid aplicadas em todo o estado. Só em em Fortaleza, mais de 1,7 milhão de pessoas já receberam a primeira dose ou dose única e mais de 700 mil estão com ciclo vacinal completo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.