Vídeo: Virologista diz que há entendimento entre Prevent Senior e governo
Em uma transmissão ao vivo feita em abril do ano passado sobre a hidroxicloroquina, compartilhada pelo presidente Jair Bolsonaro (Sem partido), o virologista Paolo Zanotto, suspeito de integrar o "gabinete paralelo", disse que havia "um entendimento muito interessante" entre a Prevent Senior e o governo federal brasileiro. Pedro Batista Junior, diretor-executivo da operadora de saúde, também participou da transmissão.
Na última quinta-feira, a Globonews revelou um dossiê encaminhado por um grupo de 15 médicos que relatam ter trabalhado na Prevent Senior e dizem que a operadora ocultou mortes de pacientes que participaram — sem conhecimento — de um estudo para testar a eficácia da hidroxicloroquina e azitromicina contra a covid-19.
Segundo o dossiê, a disseminação da cloroquina e outros medicamentos é resultado de um acordo entre o plano de saúde e o governo federal. Desde o início da pandemia, o presidente defende o tratamento precoce, sem eficácia comprovada contra a doença.
Nos documentos, o grupo também informa que integrantes do chamado "gabinete paralelo" do governo Bolsonaro usaram a operadora de saúde como uma espécie de laboratório para tentar comprovar a tese de que o chamado "kit covid" (hidroxicloroquina e azitromicina) seria eficiente contra a covid-19.
O gabinete paralelo teria assessorado o presidente ao longo da pandemia do novo coronavírus à revelia das ponderações e decisões oficiais do Ministério da Saúde.
Na transmissão ao vivo, Zanotto e Batista Júnior são questionados sobre o motivo de o governo Bolsonaro não ter adotado, até então, um protocolo para medicar hospitalizados com hidroxicloroquina.
"A minha função aí foi junto com o Luciano Azevedo, tenente da reserva da Marinha brasileira, médico, e a doutora Nise Yamaguchi - espero que eles estejam ouvindo a gente agora -; eles estão em Brasília nesse momento e eles estão lá conversando com o 'high brass', o alto escalão do governo brasileiro, que está acompanhando isso, o Pedro sabe disso, de muito mais perto do que vocês imaginam", disse Zanotto, se dirigindo ao diretor-executivo da operadora de saúde.
"A gente fez um arrazoado de dados do Pedro, Luciano visitou o Pedro, olhou tudo aquilo, trouxe, para esse grupo, informações impressionantes. (...) Existe um entendimento muito interessante entre a Prevent Senior e o governo federal brasileiro e todas essas informações estão sendo compartilhadas, inclusive com governos de outros países", acrescentou ele.
Batista Júnior, então, responde:
"A gente compartilha o tempo inteiro o trabalho que está sendo feito (...) Eles vieram aqui e coletaram nossas informações, esse grupo de cientistas, o doutor Luciano, a doutora Nise, e o doutor Zanotto".
Em 5 de abril do ano passado, Bolsonaro divulgou em seu Twitter a live. "Esclarecedores dados e pró-atividade (sic) contra o covid-19", escreveu o presidente.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.