Topo

Esse conteúdo é antigo

Procon notifica Prevent Senior por tratamento com 'kit covid' em pacientes

Prevent Senior - Divulgação
Prevent Senior Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

17/09/2021 18h41

O Procon-SP notificou hoje a operadora de Saúde Prevent Senior, pedindo explicações a respeito de denúncias sobre a aplicação de tratamento experimental com "kit covid" e a ocultação de informações sobre mortes. A Prevent Senior é suspeita de ocultar mortes de pacientes que participaram —sem conhecimento— de um estudo para testar a eficácia de medicamentos como hidroxicloroquina e azitromicina contra a covid-19.

A empresa deverá apresentar a íntegra do estudo citado na denúncia, demonstrar sua conclusão e comprovar que os pacientes, ou seus responsáveis legais, foram alertados sobre os riscos do tratamento e concederam autorização para fazerem parte do estudo e passarem pelo tratamento. Ela também deverá comprovar que autoridades sanitárias foram comunicadas.

"A Prevent não pode adotar um tratamento ainda não cientificamente comprovado sem informar os pacientes de todos os riscos e da incerteza do prognóstico. Ao fazê-lo abusou da idade, inexperiência e falta de conhecimento do consumidor, deixando de passar informação essencial. Se de fato a empresa agiu deste modo, incorreu em prática abusiva", afirma Fernando Capez, diretor-executivo do Procon-SP.

A empresa já recebeu a notificação e tem sete dias, a partir da próxima segunda-feira (20), para responder aos questionamentos.

O suposto estudo experimental feito pela operadora de Saúde foi citado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), meses atrás, nas redes sociais. Desde o início da pandemia, o presidente defende o tratamento precoce, sem eficácia comprovada contra a doença, e chegou a dizer que se tratou com hidroxicloroquina ao contrair covid-19, no ano passado.

Os senadores da CPI ouviriam ontem o diretor-executivo da operadora de Saúde, Pedro Benedito Batista Júnior, mas ele não compareceu. A defesa alegou que não houve notificação dentro do prazo de 48 horas e, por esse motivo, Júnior não conseguiria chegar a tempo a Brasília.