Topo

Esse conteúdo é antigo

SP faz 'Dia V' da vacina com 5 mil postos abertos por 12 horas no sábado

Neste dia, os locais de imunização ficarão abertos por 12 horas, das 7h da manhã às 7h da noite - iStock
Neste dia, os locais de imunização ficarão abertos por 12 horas, das 7h da manhã às 7h da noite Imagem: iStock

Henrique Sales Barros, Lucas Borges Teixeira e Sara Baptista

Do UOL, em São Paulo

29/09/2021 13h05Atualizada em 29/09/2021 21h47

O estado de São Paulo vai realizar, no próximo sábado (2), uma campanha para incentivar a imunização de quem já deveria, mas ainda não recebeu a segunda dose da vacina contra a covid-19. Cinco mil postos de vacinação ficarão abertos por 12 horas, das 7h da manhã às 19, no chamado "Dia V" da vacina.

O anúncio foi feito hoje em coletiva no Palácio dos Bandeirantes. Excepcionalmente neste sábado, os locais de imunização ficarão abertos por 12 horas. Os endereços dos postos de vacinação devem ser consultados nos portais de cada um dos 645 municípios do estado.

É uma grande oportunidade para aumentarmos a cobertura vacinal no estado. Todas as equipes municipais e estaduais estarão integradas com o propósito de conscientizar a população para tomar a segunda dose da vacina."
Regiane de Paula, coordenadora do PEI (Programa Estadual de Imunização)

A coordenadora também aproveitou para incentivar que os municípios aproveitem o Dia V para atualizar os dados de vacinação no sistema estadual, o VaciVida. Segundo ela, se há um represamento de dados, o próximo sábado é uma oportunidade para resolver esse problema.

Quando a faixa a tomar a segunda dose era de idosos, a avaliação do estado é que o principal motivo para o atraso eram doenças e impossibilidade de locomação. Agoea, segundo Regiane, o grupo atrasado é variado.

"Os motivos são os mais diversos, já fizemos diversos levantamentos. Eles alegam que tiveram algum efeito da primeira dose - o que diminui na segunda dose: geralmente febre, uma dor local", afirmou Regiane.

Há ainda a questão da diminuição da janela de segunda dose da Pfizer de doze semanas para oito semanas, anunciada na semana passada. "As pessoas ainda estão acostumando a esse ritmo. Elas devem olhar a sua carteira vacinal, nós antecipamos em 30 dias", explicou.

Ainda segundo ela, o estado também está enviando lembrete aos atrasados por e-mail e SMS no celular.