Topo

Esse conteúdo é antigo

Covid: 139,3 milhões de brasileiros completam vacinação, 65,3% da população

Brasil tem 139,3 milhões de pessoas com vacinação completa contra a covid-19 - Aloísio Maurício/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Brasil tem 139,3 milhões de pessoas com vacinação completa contra a covid-19 Imagem: Aloísio Maurício/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

12/12/2021 20h10

O Brasil manteve hoje a marca de 139,3 milhões de pessoas com vacinação completa contra a covid-19. Até o momento, 139.339.569 brasileiros foram imunizados com a segunda dose ou a dose única, o que representa 65,32% da população do país. O levantamento é do consórcio de veículos de imprensa do qual o UOL faz parte, com base nas informações fornecidas pelas secretarias estaduais de saúde.

Os dados de vacinação de alguns estados continuam comprometidos por conta da invasão hacker ao site do Ministério da Saúde, ao aplicativo e à página do ConecteSUS - plataforma que mostra comprovantes de vacinação contra a covid-19. O problema ocorreu na madrugada de sexta-feira (10) e também afetou o sistema de notificação de casos da doença.

Nas últimas 24 horas, 28.881 pessoas concluíram o esquema vacinal no país - destas, 27.997 receberam a segunda dose e outras 884, a única. No mesmo período, 89.046 brasileiros tomaram a de reforço.

Desde meados de janeiro, quando começou a campanha de vacinação contra a doença no país, 159.839.190 habitantes tomaram a primeira dose, o correspondente a 74,93% da população nacional. O total de doses de reforço aplicadas até o momento é de 20.469.025.

Acre, Alagoas, Amapá, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins não enviaram dados atualizados sobre a vacinação até o fechamento do boletim do consórcio de imprensa, às 20h (horário de Brasília).

O estado de São Paulo permanece em primeiro lugar quanto à porcentagem da população com vacinação completa: 77,12% de seus habitantes. Mato Grosso do Sul (71,24%), Rio Grande do Sul (69,74%), Santa Catarina (69,42%) e Minas Gerais (68,76%) aparecem a seguir.

Com relação à aplicação da primeira dose, os paulistas também aparecem à frente: 81,79% da população local já recebeu a dose inicial. Na sequência, estão Santa Catarina (78,72%), Paraná (77,85%), Rio Grande do Sul (77,66%) e Piauí (77,61%).

Governo diz que recuperou dados de vacinados após ataque hacker

O Ministério da Saúde informou hoje que os dados dos vacinados contra covid-19 foram recuperados sem danos após o ataque hacker na madrugada de sexta-feira (10) tirar a plataforma do ConecteSUS do ar. A pasta não estipulou contudo um prazo para o restabelecimento do acesso aos certificados de vacinação.

"O Ministério da Saúde informa que o processo para recuperação dos registros dos brasileiros vacinados contra a Covid-19 foi finalizado, sem perda de informações. Todos os dados foram recuperados com sucesso", disse a pasta em nota. Ainda segundo o comunicado, o órgão informou que trabalhará para restabelecer "o mais rápido possível" os sistemas para registro e emissão dos certificados de vacinação.

Na madrugada do ataque, a Saúde informou que alguns sistemas foram comprometidos e disse ter acionado a PF (Polícia Federal) e o GSI (Gabinete de Segurança Institucional) da Presidência da República para investigar o caso.

Veículos se unem pela informação

Em resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia de covid-19, os veículos de comunicação UOL, O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo, g1 e Extra formaram um consórcio para trabalhar de forma colaborativa para buscar as informações necessárias diretamente nas secretarias estaduais de Saúde das 27 unidades da Federação.

O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, deveria ser a fonte natural desses números, mas atitudes de autoridades e do próprio presidente durante a pandemia colocam em dúvida a disponibilidade dos dados e sua precisão.