Topo

Esse conteúdo é antigo

Pfizer informa que não há previsão de entrega de vacinas para crianças

Frascos com doses pediátricas da vacina da Pfizer/BioNTech contra a covid-19 - Divulgação/Pfizer
Frascos com doses pediátricas da vacina da Pfizer/BioNTech contra a covid-19 Imagem: Divulgação/Pfizer

Do UOL, em São Paulo

17/12/2021 12h53

A Pfizer informou hoje, por meio de nota, que não há prazo de entrega ao Brasil para as doses pediátricas da vacina contra a covid-19.

A farmacêutica afirmou ainda que está fazendo "todos os esforços para que as doses cheguem ao país o mais rapidamente possível". A vacina da Pfizer foi aprovada ontem para uso em crianças de 5 a 11 anos de idade pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

As doses usadas em crianças são diferentes das aplicadas em adultos, por isso é preciso que a empresa envie um novo lote de vacinas para que a imunização dessa população possa ser iniciada.

Questionado pelo UOL sobre quando pretende comprar as vacinas aprovadas ontem pela agência reguladora, o Ministério da Saúde respondeu em nota que ainda "analisará a decisão da Anvisa sobre o uso de vacinas da Pfizer em crianças de 5 a 11 anos na Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19".

O governo brasileiro tem um contrato vigente com a Pfizer para o envio de 100 milhões de doses de vacinas em 2022 e ele prevê a possibilidade de entrega das versões modificadas do imunizante. Porém, nem o ministro Marcelo Queiroga, nem o presidente Jair Bolsonaro (PL) demonstraram interesse em importar as doses pediátricas.

Em transmissão ao vivo realizada ontem, Bolsonaro afirmou ter pedido o nome dos integrantes da Anvisa responsáveis pela aprovação da vacina infantil. "Pedi extraoficialmente o nome das pessoas que aprovaram a vacina para 5 a 11 anos. Nós queremos divulgar o nome dessas pessoas", afirmou. "A responsabilidade é de cada um. Mas agora mexe com as crianças, então quem é responsável por olhar as crianças é você, pai."

Leia a íntegra da nota da Pfizer:

Sobre o prazo da entrega das doses pediátricas da ComiRNAty ao Brasil, a Pfizer esclarece:

Tendo recebido ontem a aprovação do uso da vacina da Pfizer/BioNTech contra a COVID-19 em crianças de 5 a 11 anos, ainda não é possível determinar a data de entrega de doses pediátricas ao Brasil. A companhia está fazendo todos os esforços para que doses cheguem ao país o mais rapidamente possível e atuando junto ao governo para definir as próximas etapas desse processo.

Dezembro de 2021
Pfizer Brasil