Topo

Esse conteúdo é antigo

Cidade de São Paulo detecta primeiro caso de BA.2, subvariante da ômicron

Subvariante parece ser mais transmissível, mas não há evidências que afete a eficácia das vacinas contra covid-19 já existentes - Getty Images
Subvariante parece ser mais transmissível, mas não há evidências que afete a eficácia das vacinas contra covid-19 já existentes Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

07/02/2022 19h02Atualizada em 08/02/2022 08h42

A Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo confirmou hoje o primeiro caso da sub-linhagem BA.2 da variante ômicron do coronavírus.

De acordo com o órgão, trata-se de um morador de Santo André, na região metropolitana, que usa o sistema de saúde da capital. O exame dele foi coletado no último dia 28.

O paciente disse ter sentido sintomas leves, que passaram rápido, e que ficou isolado desde o início dos sintomas. Ele não viajou e nenhum familiar dele adoeceu. Segundo a Secretaria, ele foi vacinado com as duas doses, e por ter recebido a segunda somente no dia 26 de novembro, ainda não pode tomar o reforço.

Até o momento, o Ministério da Saúde recebeu a notificação de sete casos da BA.2: três no estado de São Paulo, três no Rio de Janeiro e um em Santa Catarina. As amostras foram coletadas entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022.

Ainda não existem evidências relacionadas a nova linhagem que demonstrem mudanças na transmissibilidade, quadro clínico, gravidade ou resposta vacinal.

Sub-linhagem BA.2

Após a chegada da ômicron, houve um aumento expressivo de novos casos de covid-19 pelo mundo todo. Agora, os cientistas descobriram uma subvariante chamada BA.2, que começou a substituir a variante "original" BA.1.

Isso ocorre porque, à medida que os vírus se transformam em novas variantes, às vezes, eles se dividem ou se ramificam em sub-linhagens. A variante delta, por exemplo, é composta por 200 subvariantes diferentes.

O mesmo movimento ocorreu com a ômicron, que inclui as linhagens BA.1, BA.2, BA.3 e B.1.1.529. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a BA.1 corresponde pela maioria dos casos até o momento, presente em quase 99% das amostras de DNA viral submetidas ao banco de dados global GISAID (em 25 de janeiro de 2022).

Desde novembro de 2021, 40 países adicionaram milhares de sequências BA.2 aos seus bancos de dados. Atualmente, a subvariante foi identificada nas Filipinas, Nepal, Catar, Índia, Dinamarca, Botsuana, Quênia, Malauí, Senegal, África do Sul, entre outros.

Um estudo com 8,5 mil famílias e 18 mil indivíduos conduzido pelo Instituto Estatal Serum da Dinamarca descobriu que BA.2 era "significativamente" mais transmissível do que BA.1.

Ela infectou com mais facilidade indivíduos vacinados e com doses de reforço do que as variantes anteriores, segundo o estudo, embora as pessoas vacinadas tenham mostrado menos probabilidade de transmiti-la.

Outro estudo, do Reino Unido, também encontrou maior transmissibilidade para BA.2 em comparação com BA.1. Mas uma avaliação preliminar não encontrou evidências de que as vacinas seriam menos eficazes contra doenças sintomáticas para qualquer uma das subvariantes.