Topo

Esse conteúdo é antigo

Criança vítima de falsa vacinação no RJ terá que esperar para receber dose

Do UOL, em São Paulo

08/02/2022 15h46Atualizada em 09/02/2022 11h55

A criança de 8 anos que foi alvo de uma fraude cometida por uma técnica em enfermagem em Campos dos Goytacazes (RJ), que apenas fingiu ter aplicado nele uma vacina contra a covid-19, precisará esperar, no mínimo, uma semana para, de fato, receber o imunizante.

Em nota ao UOL, a Secretaria de Saúde de Campos disse que a necessidade de espera faz parte um protocolo "amparado pelo Manual de Evento Adverso do Ministério da Saúde".

Segundo a pasta, foi aberto hoje um Protocolo de Erro de Imunização sobre o caso da criança, composto por etapas envolvendo uma consulta e testes de covid-19, antes da esperada imunização.

Hoje, a criança passou por uma consulta médica com um infectologista pediatra e realizou um teste de covid-19 para saber se já havia contraído o novo coronavírus — e o resultado foi negativo, segundo a secretaria.

Já na próxima terça-feira (15), por fim, "a criança irá realizar novo teste antes de receber a vacina". Quando a dose for aplicada, o protocolo será concluído.

"A vacina não foi aplicada hoje por questões de segurança e proteção à criança, evitando qualquer tipo de reação adversa", esclareceu a pasta.

Mãe percebeu que vacina não foi aplicada

O caso envolvendo a falsa aplicação foi identificado pela mãe da criança, que, em vídeo, registrou a profissional do posto de vacinação encostando a seringa no braço do menino, mas retirando-a logo em seguida, sem pressioná-la para que o líquido fosse aplicado.

Cristiane Lopes, 29, mãe de Nycollas, não percebeu a fraude na hora, segundo narrou ao jornal "Extra". O problema só foi percebido quando ela resolveu publicar o vídeo nas redes sociais e acabou revendo-o.

"Liguei para o meu marido e ele disse para eu voltar lá. Antes, paramos na rodoviária para lanchar. Lá funciona um posto de vacinação para adultos e eu mostrei o vídeo para os profissionais de saúde. Eles confirmaram que meu filho não tinha sido vacinado", afirmou.

Segundo a Secretaria de Saúde de Campos, a profissional que fingiu ter aplicado a vacina, que atua como técnica em enfermagem, "segue afastada de suas funções até que sejam concluídos o procedimento de sindicância e o Protocolo de Erro de Imunização".

"Reiteramos que os pais ou responsáveis legais devem acompanhar a imunização dos filhos sempre observando todas as etapas, inclusive olhando a seringa antes e depois de cada aplicação", destacou a pasta.