Topo

Covid: SP vacina metade das crianças, mas não deve bater meta de Doria

Após liberação da Anvisa, Doria começou imunização com CoronaVac em crianças sem comorbidades e deficiências - Divulgação/Governo de SP
Após liberação da Anvisa, Doria começou imunização com CoronaVac em crianças sem comorbidades e deficiências Imagem: Divulgação/Governo de SP

Lucas Borges Teixeira

Do UOL, em São Paulo

08/02/2022 04h00

O Governo do Estado de São Paulo informou ontem que 50% das crianças com idade entre 5 e 11 anos foram vacinadas contra a covid-19, com pelo menos uma dose. Mesmo com a maior cobertura vacinal do país, o estado não deverá atingir a meta do governador João Doria (PSDB), que prometeu aplicar a D1 (primeira dose) em 100% deste público em três semanas.

Ao comemorar a aprovação da CoronaVac para o público de 6 a 17 anos, em 20 de janeiro, o governador reforçou —em discurso e nas redes sociais— uma promessa que tinha feito no início do ano: poderia aplicar pelo menos uma dose em todas as 4,3 milhões de crianças do estado, nesta faixa etária, em até três semanas. Nesta conta, o prazo se encerra na próxima quinta-feira (10) —e não deverá ser cumprido.

A vacinação de crianças com comorbidades havia começado uma semana antes, com a Pfizer, mas a passos lentos. Assim que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) liberou o uso da CoronaVac, o governo paulista anunciou que começaria a distribuição de 4 milhões de doses de CoronaVac aos 645 municípios do estado. Na semana seguinte, já estava prevista a entrega de mais um lote com 4 milhões de unidades.

Em três semanas, pelo cálculo do estado, 2 milhões de crianças receberam a primeira dose em território paulista. No início de 2021, quando a população adulta começou a ser vacinada, foram aplicadas 2 milhões de doses em quase duas semanas, em todo o país.

Ao UOL, o governo paulista informou que organizou a logística necessária para garantir a vacinação e que tem estimulado a aplicação em campanhas. Falta, basicamente, que os pais levem seus filhos (leia mais abaixo).

Começo da vacinação e promessa

A imunização infantil começou no Brasil em 14 de janeiro, após o Ministério da Saúde enviar doses da Pfizer aos estados. Este imunizante já havia sido liberado para crianças de 5 a 11 anos pela Anvisa em 16 de dezembro, mas o ministro Marcelo Queiroga abriu consulta pública sobre o tema e postergou o início da campanha.

Em 20 de janeiro, a Anvisa aprovou a aplicação da CoronaVac, desenvolvida pelo Butantan em parceria com a chinesa Sinovac, para a faixa etária de 6 a 17 anos —com exceção de imunossuprimidos. Esta era uma pressão antiga do instituto e do governo paulista.

Na primeira coletiva do ano, Doria já havia estabelecido o prazo de três semanas para atingir 100% das crianças com uma dose e voltou a repeti-lo no dia 20. Segundo a SES (Secretaria de Estado de Saúde), o estado tem capacidade de aplicar 250 mil vacinas por dia.

Veja essa e mais notícias no UOL News:

Governo está empreendendo todo o esforço, diz nota

Até o início da noite de ontem, o estado havia completado 50% da aplicação de D1 —pouco mais de 2 milhões de crianças.

Em nota, a secretaria reafirmou ter tanto a logística quanto as doses necessárias para cumprir o prazo dado pelo governador e procura estimular a vacinação, mas está faltando em quem aplicar. Em outras palavras, a procura dos pais pela vacina de seus filhos está mais lenta do que o esperado.

"O Governo de São Paulo está empreendendo todos os esforços para vacinar 100% das crianças de 5 a 11 anos", declarou a pasta. "A SES também tem incentivado os municípios, responsáveis pela aplicação das vacinas, para que também promovam ações de divulgação, conscientizando a população quanto à importância da imunização."

Levem seus filhos, façam esse movimento. Vimos esse movimento lindo, de como mães e pais estão emocionados de vacinarem seus filhos."
Regiane de Paula, coordenadora do PEI, em coletiva

Entre as ações, a equipe tucana cita a destinação de 4 milhões de unidades de CoronaVac para a primeira dose, campanhas de estímulo à imunização e o mutirão estadual voltado à vacinação infantil no último sábado (5), apelidado Dia C. Segundo a secretaria, foram aplicadas 187,1 mil doses em crianças em um dia.

Atualmente, São Paulo é o estado com maior percentual de crianças de 5 a 11 anos vacinadas com a primeira dose. No país, a taxa de vacinação deste público está em torno de 15%, de acordo com o levantamento do consórcio de veículos de imprensa do qual o UOL faz parte.

Estoque antigo

Por enquanto, outros estados estão usando o estoque antigo da CoronaVac, negociado pelo Ministério da Saúde no ano passado, para acelerar a vacinação infantil contra covid-19. O governo federal ainda não assinou contrato para a compra de novos lotes.

Além disso, algumas unidades federativas também contam com reservas próprias. Além de São Paulo, os governos de Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Pará e Piauí fizeram compras independentes em setembro e estão usando esses lotes.