Covid: SP vacina metade das crianças, mas não deve bater meta de Doria
O Governo do Estado de São Paulo informou ontem que 50% das crianças com idade entre 5 e 11 anos foram vacinadas contra a covid-19, com pelo menos uma dose. Mesmo com a maior cobertura vacinal do país, o estado não deverá atingir a meta do governador João Doria (PSDB), que prometeu aplicar a D1 (primeira dose) em 100% deste público em três semanas.
Ao comemorar a aprovação da CoronaVac para o público de 6 a 17 anos, em 20 de janeiro, o governador reforçou —em discurso e nas redes sociais— uma promessa que tinha feito no início do ano: poderia aplicar pelo menos uma dose em todas as 4,3 milhões de crianças do estado, nesta faixa etária, em até três semanas. Nesta conta, o prazo se encerra na próxima quinta-feira (10) —e não deverá ser cumprido.
A vacinação de crianças com comorbidades havia começado uma semana antes, com a Pfizer, mas a passos lentos. Assim que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) liberou o uso da CoronaVac, o governo paulista anunciou que começaria a distribuição de 4 milhões de doses de CoronaVac aos 645 municípios do estado. Na semana seguinte, já estava prevista a entrega de mais um lote com 4 milhões de unidades.
Em três semanas, pelo cálculo do estado, 2 milhões de crianças receberam a primeira dose em território paulista. No início de 2021, quando a população adulta começou a ser vacinada, foram aplicadas 2 milhões de doses em quase duas semanas, em todo o país.
Ao UOL, o governo paulista informou que organizou a logística necessária para garantir a vacinação e que tem estimulado a aplicação em campanhas. Falta, basicamente, que os pais levem seus filhos (leia mais abaixo).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.