Topo

Esse conteúdo é antigo

Covid: Rio iniciará a vacinação da 4ª dose para maiores de 50 anos amanhã

3.nov.2021 - Idosos tomam dose de reforço da vacina contra covid-19 - Caio Rocha/Framephoto/Estadão Conteúdo
3.nov.2021 - Idosos tomam dose de reforço da vacina contra covid-19 Imagem: Caio Rocha/Framephoto/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo*

02/06/2022 18h04Atualizada em 02/06/2022 19h44

A cidade do Rio anunciou que iniciará amanhã a vacinação da quarta dose — ou a segunda dose de reforço — contra a covid-19 para pessoas acima de 50 anos. A decisão foi divulgada pelo prefeito do município, Eduardo Paes (PSD), após o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, dizer mais cedo que a pasta aprovará a aplicação para o grupo.

"Cinquentões, bora vacinar!!!!", escreveu o prefeito no Twitter. A aplicação da quarta dose é recomendada apenas para aqueles que receberam a 3ª dose há pelo menos quatro meses.

O prefeito também pediu para os idosos, pessoas com comorbidades e demais grupos de risco, fazerem "o uso da máscara, sempre que possível". "Mães, pais e responsáveis, se possível, enviem as crianças com máscara para a escola", pediu o político. Em 7 de março, a cidade acabou com a obrigatoriedade do uso de máscaras, inclusive em lugares fechados.

DF também aplica 4ª dose em maiores de 50 anos

Ontem, o Distrito Federal divulgou que a partir de amanhã começará a aplicar a quarta dose da vacina contra a covid-19 em pessoas com idade acima de 50 anos e em servidores da saúde. A notícia foi divulgada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) em redes sociais, mas ele não deu detalhes sobre onde e como será essa etapa da vacinação.

De acordo com boletim divulgado na noite de terça-feira (31), o DF teve 710.694 casos confirmados de covid-19. Deste total, 11.691 pessoas morreram da doença.

BH recomenda uso de máscara em locais fechados

A Prefeitura de Belo Horizonte voltou a recomendar o uso de máscaras em ambientes fechados. O comunicado partiu de uma análise do atual cenário epidemiológico da doença na capital, e pela tendência de aumento de casos de covid-19 observada nos últimos 14 dias.
"As mudanças nas regras são uma estratégia fundamental para o enfrentamento da doença no município", diz um trecho da nota.
A prefeitura ressaltou que, apesar da recomendação, o uso das máscaras não é obrigatório, a caberá às escolas a prerrogativa de estabelecer as regras para o equipamento de proteção facial. A administração municipal também estabeleceu novas condições gerais e de distanciamento social.
Confira:
1.1 - Todos os estabelecimentos e as atividades devem disponibilizar álcool 70% (setenta por cento) para os frequentadores, em pontos estratégicos e de fácil acesso, para higienização das mãos na entrada e na saída;
1.2 - Recomenda-se que idosos, pessoas com comorbidades e pessoas não vacinadas usem máscara em ambientes abertos com aglomeração de pessoas ou em ambientes fechados;
1.3 - Recomenda-se o uso de máscaras em ambientes fechados a exemplo de salas de aula, cinemas, teatros, elevadores e escritórios;
1.4 - Recomenda-se que locais de espera e filas sejam organizados de forma a respeitar distanciamento de 1m (um metro) entre as pessoas;
1.4 - Recomenda-se que pessoas com suspeita de Covid-19 ou outros quadros gripais não frequentem locais públicos ou privados, devendo ser orientadas a procurar atendimento em unidade de saúde, sempre usando máscaras;
1.5. - Os estabelecimentos públicos e privados têm a prerrogativa para estabelecer a obrigatoriedade do uso de máscara em seus ambientes.

Anúncio do ministro da Saúde

Mais cedo, Queiroga disse que a pasta aprovará a aplicação da quarta dose da vacina contra a covid-19 para pessoas acima de 50 anos.

"A segunda dose de reforço já está autorizada para acima de 60 anos pelo Ministério da Saúde, e vamos ampliar para acima de 50 anos", disse Queiroga hoje, após participação em evento ministerial em Brasília.

A segunda dose de reforço contra a covid-19 já está autorizada para pessoas com 60 anos ou mais desde meados do mês passado. "Nós temos vacina. O governo federal se preparou para isso", afirmou Queiroga.

Os detalhes sobre como funcionará o esquema de aplicação da quarta dose para maiores de 50 anos serão descritos em nota técnica a ser divulgada pelo ministério. Na pasta, a expectativa é de que o documento seja publicado amanhã.

Ao aprovar a quarta dose para pessoas com 60 anos ou mais, a Saúde recomendou a aplicação quatro meses após a imunização com a primeira dose de reforço. As vacinas apontadas para o esquema foram as das farmacêuticas Pfizer, Janssen e AstraZeneca.

Sobre vacinas como a CoronaVac, de tecnologia diferente das demais, não serem apontadas para o esquema, a pasta disse que aguarda "novas evidências científicas sobre a sua efetividade como doses de reforço em idosos e imunocomprometidos".

*Com Agência Brasil, Henrique Sales Barros, em colaboração para o UOL, em São Paulo