Covid: Rio iniciará a vacinação da 4ª dose para maiores de 50 anos amanhã
A cidade do Rio anunciou que iniciará amanhã a vacinação da quarta dose — ou a segunda dose de reforço — contra a covid-19 para pessoas acima de 50 anos. A decisão foi divulgada pelo prefeito do município, Eduardo Paes (PSD), após o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, dizer mais cedo que a pasta aprovará a aplicação para o grupo.
"Cinquentões, bora vacinar!!!!", escreveu o prefeito no Twitter. A aplicação da quarta dose é recomendada apenas para aqueles que receberam a 3ª dose há pelo menos quatro meses.
O prefeito também pediu para os idosos, pessoas com comorbidades e demais grupos de risco, fazerem "o uso da máscara, sempre que possível". "Mães, pais e responsáveis, se possível, enviem as crianças com máscara para a escola", pediu o político. Em 7 de março, a cidade acabou com a obrigatoriedade do uso de máscaras, inclusive em lugares fechados.
DF também aplica 4ª dose em maiores de 50 anos
Ontem, o Distrito Federal divulgou que a partir de amanhã começará a aplicar a quarta dose da vacina contra a covid-19 em pessoas com idade acima de 50 anos e em servidores da saúde. A notícia foi divulgada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) em redes sociais, mas ele não deu detalhes sobre onde e como será essa etapa da vacinação.
De acordo com boletim divulgado na noite de terça-feira (31), o DF teve 710.694 casos confirmados de covid-19. Deste total, 11.691 pessoas morreram da doença.
BH recomenda uso de máscara em locais fechados
Anúncio do ministro da Saúde
Mais cedo, Queiroga disse que a pasta aprovará a aplicação da quarta dose da vacina contra a covid-19 para pessoas acima de 50 anos.
"A segunda dose de reforço já está autorizada para acima de 60 anos pelo Ministério da Saúde, e vamos ampliar para acima de 50 anos", disse Queiroga hoje, após participação em evento ministerial em Brasília.
A segunda dose de reforço contra a covid-19 já está autorizada para pessoas com 60 anos ou mais desde meados do mês passado. "Nós temos vacina. O governo federal se preparou para isso", afirmou Queiroga.
Os detalhes sobre como funcionará o esquema de aplicação da quarta dose para maiores de 50 anos serão descritos em nota técnica a ser divulgada pelo ministério. Na pasta, a expectativa é de que o documento seja publicado amanhã.
Ao aprovar a quarta dose para pessoas com 60 anos ou mais, a Saúde recomendou a aplicação quatro meses após a imunização com a primeira dose de reforço. As vacinas apontadas para o esquema foram as das farmacêuticas Pfizer, Janssen e AstraZeneca.
Sobre vacinas como a CoronaVac, de tecnologia diferente das demais, não serem apontadas para o esquema, a pasta disse que aguarda "novas evidências científicas sobre a sua efetividade como doses de reforço em idosos e imunocomprometidos".
*Com Agência Brasil, Henrique Sales Barros, em colaboração para o UOL, em São Paulo
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.