Topo

Esse conteúdo é antigo

Santa Catarina decreta situação de emergência por superlotação de hospitais

Decreto tem validade de 90 dias retroativos a 1 de junho - Divulgação
Decreto tem validade de 90 dias retroativos a 1 de junho Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

03/06/2022 20h51

O governo de Santa Catarina decretou hoje situação de emergência na saúde. De acordo com o comunicado, a decisão foi tomada devido à superlotação nos hospitais e a sobrecarga no sistema por causa do aumento do número de casos de doenças respiratórias no Estado. O decreto valerá por 90 dias.

"A situação de emergência nos coloca numa condição facilitada para aquisição de bens e serviços como, por exemplo, a contratação de leitos pediátricos na rede privada, que também está sobrecarregada", explicou o governador do Estado, Carlos Moisés.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde estão previstos para os próximos dias a abertura de 10 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) adulto, seis de UTI neonatal e outras oito de cuidados intermediários pediátricos. Além disso, foi estabelecido um acordo para abertura de 77 leitos de forma escalonada.

Além disso, o governo também estabeleceu um processo simplificado para apoio de entes municipais e entidades filantrópicas e sem fins lucrativos, que participam de forma complementar ao SUS (Sistema Único de Saúde). Também serão repassados, de forma única e proporcional ao número de habitantes, valores para apoio ao enfrentamento a doenças respiratórias.

A ideia é que as cidades ampliem os horários de atendimento das unidades da atenção básica, bem como fortaleçam as estratégias de vacinação, que devem incluir a busca ativa da população.