Topo

Esse conteúdo é antigo

Covid: com alta de casos, cidades voltam a recomendar ou obrigar máscara

Pessoas com máscara de proteção caminham em rua de comércio popular em São Paulo - Amanda Perobelli/Reuters
Pessoas com máscara de proteção caminham em rua de comércio popular em São Paulo Imagem: Amanda Perobelli/Reuters

Do UOL, em São Paulo

18/11/2022 09h21Atualizada em 30/11/2022 09h53

Após o aumento de casos de covid-19 no Brasil, cidades voltaram a recomendar ou obrigar o uso de máscara em serviços de saúde e transporte público. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, os governos emitiram recomendações para que a proteção seja obrigatória em locais fechados, mas a decisão final é dos municípios. Já na Bahia e Piauí, os governos publicaram decretos obrigando a volta da máscara em ambientes fechados, como shoppings, cinemas e escolas.

Na última sexta-feira (25), o Brasil registrou 56.889 novos casos de covid-19 e a média móvel de mortes foi de 77, a maior em 28 dias, segundo dados do consórcio de veículos de imprensa, do qual o UOL faz parte.

Há duas semanas, a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde passou a recomendar o uso de máscara pela população e a adoção de outras medidas, como ampliação da vigilância genômica, por Estados e municípios.

Veja quais cidades e estados voltaram a recomendar ou obrigar o uso de máscara:

São Paulo. A Prefeitura de São Paulo decidiu retomar a obrigatoriedade do uso de máscara no transporte público. A regra é válida para usuários de ônibus, trem e metrô e começou a valer no sábado (26).

A proteção também é obrigatória em serviços de saúde, como UBSs (Unidades Básicas de Saúde), UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e hospitais.

No âmbito estadual, o governo de São Paulo emitiu uma recomendação para que todos os municípios obriguem o uso de máscara no transporte público.

Belo Horizonte. A Prefeitura de Belo Horizonte retomou em 18 de novembro a obrigatoriedade do uso das máscaras em estabelecimentos, serviços de saúde, transporte público, estações de embarque e desembarque, transporte escolar e serviços de transporte de táxi ou por aplicativo. Inicialmente, o decreto será válido até o dia 2 de dezembro.

A Secretaria de Saúde diz que o uso de máscara é recomendado em outros locais fechados, principalmente em áreas com grande aglomeração e para pessoas idosas, com comorbidades e não vacinadas contra o novo coronavírus.

Curitiba. A Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba reforçou no último dia 23 a recomendação de que o uso de máscara é "indispensável" em locais fechados ou ambientes com grande circulação de pessoas.

O uso da máscara é obrigatório para pessoas com sintomas respiratórios que tenham necessidade de deslocamento ou em caso de contato com outras pessoas.

Aracaju. A cidade recomenda o uso de máscara para evitar a transmissão do vírus. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, o aumento de casos de covid-19 foi superior a 200% nas últimas semanas.

Palmas. A Semus (Secretaria Municipal de Saúde de Palmas) recomendou a adoção do uso de máscara após um aumento significativo de casos de covid-19 na capital.

A proteção deve ser usada em estabelecimentos de saúde, transporte público, escolas e transporte escolar. Para quem está com sintomas gripais, a recomendação é para que evite locais fechados e aglomerações, além de utilizar a máscara.

Porto Velho. A prefeitura decidiu obrigar o uso de máscara apenas em unidades de saúde para pacientes e funcionários.

A medida começou a valer na sexta-feira (25) e tem como objetivo "minimizar os efeitos dos aumentos dos casos de covid-19 em Porto Velho".

Bahia. O governo da Bahia determinou a obrigatoriedade do uso de máscara em todos os ambientes fechados a partir de terça-feira (29). A medida autorizada pelo governador Rui Costa (PT) tenta diminuir a disseminação da covid-19 após o estado registrar aumento de casos da doença.

O decreto diz que o uso da proteção é obrigatório em shoppings, cinemas, bancos, lotéricas, escolas, bares e restaurantes, templos para atos religiosos, além do transporte público e outros locais fechados.

Quem apresenta sintomas gripais, como tosse e espirro, também deve obrigatoriamente fazer uso da máscara. Em eventos públicos, volta a ser exigido o comprovante de vacinação.

Piauí. Como medida excepcional para o enfrentamento da covid-19, o governo do Piauí também publicou decreto para obrigar o uso de máscara em ambientes fechados —públicos e privados.

No Piauí, permanece facultativo o uso de máscaras em espaços abertos e semiabertos, com exceção de idosos e imunossuprimidos, para os quais o uso de máscaras permanece obrigatório em qualquer espaço.

ABC Paulista. As cidades do Grande ABC, na região metropolitana de São Paulo, voltaram a recomendar o uso de máscara no transporte público no dia 17. A medida foi adotada em Santo André, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra —a cidade de São Bernardo foi a exceção.

Em live feita em 17 de novembro, o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), fez um apelo para que a população complete o ciclo vacinal. Apesar de não recomendar o uso de máscara, ele disse que suspendeu visitas em hospitais e UPAs.

"Se não melhorar [a taxa de vacinação contra covid], seremos obrigados a tomar medidas. A primeira delas é tornar obrigatório o uso de máscara. É isso que vocês querem?", questionou. "Muito melhor que voltar a máscara é tomar a vacina."

Araraquara. A cidade voltou a obrigar o uso de máscara a partir de hoje (28) no transporte, escolas públicas e particulares, prédios municipais e estabelecimentos de saúde.

A Prefeitura de Araraquara também recomenda "fortemente" o uso de máscara em locais de aglomeração e comércio em geral, inclusive restaurantes. No caso de pessoas do grupo de risco, a recomendação é do uso da proteção até em ambientes abertos.

Campinas. No dia 17, a cidade de Campinas voltou a recomendar o uso de máscara em locais pouco ventilados (sem ventilação natural) e aglomerações. A medida foi anunciada após reunião extraordinária do Comitê Municipal de Enfrentamento da Pandemia.

Segue em vigor o decreto que obriga o uso de máscara em serviços de saúde, por funcionários e visitantes de Instituições de Longa Permanência para Idosos e também por pessoas suspeitas ou confirmadas de doenças respiratórias transmissíveis, seja em ambientes abertos ou fechados.

São Carlos. Para frear o aumento de casos de covid-19 na cidade, a prefeitura decidiu obrigar o uso de máscara no transporte coletivo de passageiros e escolar a partir de hoje (28). Pacientes também devem usar a proteção em estabelecimentos de saúde.

O decreto também recomenda o uso de máscara em locais fechados e com aglomeração para grupos mais vulneráveis, como idosos e pessoas com comorbidades.

Vale do Paraíba. Algumas cidades da região do Vale do Paraíba, em São Paulo, decidiram adotar a recomendação do governo de São Paulo para obrigar o uso de máscara no transporte público a partir de domingo (27).

Em Caçapava, o decreto abrange o transporte privado por aplicativo ou táxis. Já a Prefeitura de Taubaté ressaltou que o uso de máscara também é obrigatório em serviços de saúde, inclusive farmácias.

Além de Taubaté e Caçapava, passaram a obrigar o uso de máscara no transporte público as cidades de Atibaia, Bragança Paulista, Caraguatatuba, Cruzeiro, Jacareí e Ubatuba.