Vice-presidente do Iraque diz que premiê age como Saddam


O vice-presidente do Iraque, Tarek al Hashemi, alvo de um mandado de prisão que deflagrou uma crise política no país, comparou o primeiro-ministro, Nuri al Maliki, com o ex-ditador Saddam Hussein, em entrevista publicada na quinta-feira (22) nos Estados Unidos. "Lamentavelmente, muitos comportamentos de Saddam estão sendo exercidos agora por Maliki", disse Hasmemi à revista "Foreign Policy", em entrevista concedida antes da onda de atentados que matou 67 pessoas nesta quinta-feira, em Bagdá.

Hashemi, um membro sunita do bloco parlamentar leigo Iraqiya, acusou o xiita Maliki de assumir o controle de todas as instituições importantes do Iraque, aproveitando o apoio tanto do Irã como dos Estados Unidos. "O sistema judicial está realmente no seu bolso".

O vice-presidente, que é acusado de financiar atentados cometidos por seus seguranças, nega as acusações e afirma sua disposição de ser julgado, desde que ocorra na região autônoma curda, onde está no momento. O conflito entre o premier e o vice-presidente acontece após a saída das tropas americanas do Iraque, quase nove anos depois de sua chegada ao país.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos