Conservadores têm ampla vitória nas eleições legislativas do Irã
Teerã, 5 Mar 2012 (AFP) -O Parlamento iraniano permanecerá, assim como no mandato anterior, amplamente dominado pelos conservadores leais ao Guia Supremo, o aiatolá Ali Khamenei, enquanto os reformistas terão apenas 19 cadeiras, de acordo com os resultados do primeiro turno das eleições legislativas de sexta-feira.
Com apenas 19 cadeiras contra 60 no Parlamento precedente, a oposição reformista, que optou por boicotar a eleição, praticamente desaparece do cenário legislativo.
Mas a eleição de vários candidatos "independentes" e a complexidade das alianças políticas dificultam prever o peso respectivo das diferentes tendências e o equilíbrio entre os partidários e os adversários do presidente Mahmud Ahmadinejad no futuro Parlamento.
Nenhuma das duas principais coalizões conservadoras que disputaram a eleição, a Frente Unida dos Conservadores, dos adversários Ahmadinejad, e a Frente da Persistência, dos partidários do presidente, conseguiu maioria, segundo uma contagem da AFP com base nas informações dispersas da imprensa iraniana.
Dos 222 deputados eleitos no primeiro turno e claramente identificados pela AFP, a Frente Unida, liderada pelo presidente do Parlamento Ali Larijani, obteve 43 cadeiras e a Frente da Persistência apenas 10.