Encontrados 14 dos 57 estudantes desaparecidos no México

Em Santiago (Chile)

ACAPULCO, México, 30 Set 2014 (AFP) - A polícia encontrou ilesos 14 dos 57 estudantes mexicanos que estavam desaparecidos no estado de Guerrero, no sul do país, após a violenta repressão policial de uma manifestação, informaram as autoridades nesta terça-feira.

Segundo a promotoria estadual, 22 policiais foram detidos por envolvimento na morte de seis pessoas entre a noite de sexta-feira e a madrugada de sábado, em meio à violenta repressão a uma manifestação estudantil na cidade de Iguala.

"Por sorte, o número de estudantes desaparecidos está baixando e do total de 57, agora estamos procurando por 43", disse à AFP Ramón Navarrete, presidente da Comissão de Direitos Humanos de Guerrero.

Os 14 estudantes estavam escondidos por temer represálias, revelou Navarrete, estimando que os demais desaparecidos podem ter adotado a mesma estratégia.

"Esta dinâmica de se esconder para escapar da repressão é muito frequente".

Na sexta-feira, os alunos da Universidade Rural para Normalistas de Ayotzinaga protestavam contra a discriminação que garantem sofrer por parte do governo de Guerrero na distribuição de vagas em favor de escolas urbanas.

De acordo com testemunhas, homens armados vestidos de preto e encapuzados participaram das agressões em Iguala. Eles estavam em caminhonetes de cor escura e seriam membros do crime organizado.

Iguala fica no nordeste de Guerrero, um dos estados mais pobres do México, que está entre as cinco regiões com o maior índice de homicídios e sequestros das 32 do país.



str-lp/lr

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos