Obama se reúne com republicanos no dia 14 de março para falar sobre orçamento

Em Washington

O presidente norte-americano, Barack Obama, se reunirá com os senadores republicanos no Capitólio no dia 14 de março, anunciaram os legisladores, uma estratégia incomum, que evidencia sua vontade de avançar nas discussões sobre os gastos e a dívida.

"O presidente é bem vindo pelos republicanos do Senado. Aprecio que tenha seguido minha recomendação de escutar todos os legisladores do meu partido", anunciou Mitch McConell, chefe da minoria republicana do Senado, em um comunicado.

"O país enfrenta muitos desafios e os republicanos propuseram ao presidente soluções sérias para reduzir os gastos públicos e fazer a economia crescer. Teremos a oportunidade de discutir com o presidente", acrescentou, lembrando que Obama já tinha organizado um almoço com os republicanos no dia 25 de maio de 2010.

Vários senadores republicanos receberam pedidos da presidência nos últimos dias e alguns, como John McCain, foram recebidos na Casa Branca na semana passada para discutir os temas mais urgentes, começando com as medidas para reduzir o déficit.

Obama foi criticado por seus adversários por ter passado mais tempo viajando ou falando aos meios de comunicação que negociando diretamente com eles.

Os cortes do orçamento automáticos de 85 bilhões de dólares no orçamento até setembro entraram em vigor na sexta-feira, mas nenhuma negociação formal foi realizada entre ambos os partidos desde então.

Os democratas exigem um acordo sobre um aumento dos impostos e os republicanos se negam a discutir este tema.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos