EUA pedem à Rússia que não dê a Snowden uma "plataforma de propaganda"

Em Washington

Os Estados Unidos advertiram nesta sexta-feira (12) à Rússia para que não dê ao ex-técnico da inteligência americano Edward Snowden uma "plataforma de propaganda" permitindo que ele fique no país.

O porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, disse que conceder essa permissão a Snowden seria contrário a suas afirmações de que a Rússia não quer que o caso prejudique as relações entre Moscou e Washington.

"Proporcionar ao Sr. Snowden uma plataforma de propaganda vai de encontro às declarações do governo russo sobre a neutralidade da Rússia", disse Carney.

"Também é incompatível com as afirmações russas de que não querem que o Sr. Snowden provoque mais prejuízos aos interesses americanos", acrescentou.

Carney reiterou o apelo dos Estados Unidos para que a Rússia expulse o americano de seu território para que volte ao seu país e se apresente à justiça.

O ex-consultor americano declarou nesta sexta-feira a advogados e defensores dos direitos humanos que pedirá asilo político à Rússia, a fim de poder viajar "legalmente" para a América Latina.

Grampos nos EUA

O programa O Prism é um programa de inteligência secreta americana que daria ao governo acesso aos dados de usuários de serviços de grandes empresas de tecnologia
Quais dados? Não se sabe exatamente, mas qualquer informação poderia ser consultada. O jornal 'Washington Post' cita e-mail, chat, fotos, vídeos e detalhes das redes sociais
Quem sabia? Segundo Obama, o programa foi aprovado pelo Congresso e é fiscalizado pelo Poder Judiciário no país. Todas as empresas negaram participação
Funcionamento De acordo com fontes do jornal britânico 'The Guardian', o governo poderia ter acesso aos dados sem o consentimento das empresas, mas, como eles são criptografados, precisaria de chaves que só as companhias possuem
Empresas possivelmente envolvidas Microsoft, Google, Facebook, Yahoo, Apple, Paltalk, Skype, Youtube, AOL

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos